Brasil

Governo brasileiro deve tratar seguro rural de forma diferente, garante ministra da Agricultura

Ministra reconheceu que modelo ideal não será definido de imediato

24 Abr 2019 - 11h30Por Raphael Costa / Agência do Rádio

A questão do Seguro Rural voltou a ser assunto entre autoridades do setor nesta terça-feira (23), em um evento organizado pela Confederação de Agricultura e Pecuário do Brasil (CNA). O tema é considerado de extrema importância entre produtores, pois a contratação do seguro pode evitar prejuízos por conta de chuvas mais fortes ou secas mais prolongadas, por exemplo.

A ministra Tereza Cristina participou do evento e falou sobre a necessidade do debate para a criação de um seguro plural e que consiga atender às demandas dos produtores brasileiros.

Durante a fala, a ministra lembrou que o modelo ideal de seguro não será obtido de imediato. O tamanho do Brasil e as diferentes adversidades enfrentadas por produtores são, segundo Tereza Cristina, alguns dos empecilhos colocados para a definição de regras fixas. Apesar das dificuldades, a ministra garantiu que tem conversado com o Ministro da Economia sobre o tema.

“Eu estava em uma reunião com o ministro Paulo Guedes discutindo isso. E eu quero dizer que o governo brasileiro, este que aí está, vai trabalhar o seguro de maneira diferente. Ele aposta que o seguro é uma das ferramentas que podem trazer mais tranquilidade para aqueles que estão no campo produzindo.”
Apesar da fala, a ministra não detalhou de que forma diferente o Governo irá trabalhar a questão."

Antes de Tereza Cristina, o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, lembrou que já existem outros produtos de seguro no mercado como o ProAgro e o Garantia Safra e destacou que todos eles precisam conversar entre si. Ele também revelou parte dos objetivos do governo para o seguro até o ano que vem.

“Já foi falado aqui, a ministra tem falado muito, a nossa intenção é de pelo menos dobrar o orçamento de subvenção para o ano que vem, para termos R$ 1 bi em subvenção. Hoje nós temos R$ 440 milhões. E nós temos certeza que podemos administrar esse tipo de subvenção no ano que vem. Para números maiores que esperamos chegar no futuro próximo, temos sim que melhorar essa base. Melhorar o zoneamento, a rede de corretores que atendem esses agricultores. O seguro rural é relativamente complexo comparado a outros produtos de seguro, então o produtor precisa ser bem atendido lá na ponta, ele precisa saber o que está comprando. Se é um seguro de risco, de risco combinado, o que é o seguro de faturamento e a implicação que isso tem para ele.”

Já o presidente da CNA, João Martins Filho, destacou a atuação da entidade para o estabelecimento de uma política de maior prazo nas regras que serão aplicadas ao seguro.

“Queria dizer aos senhores que a CNA já está trabalhando e já comunicou o secretário e a ministra para fazermos uma proposta de política de cinco anos. Porque é inaceitável o produtor rural saber as regras do jogo para esse ano e, para o ano seguinte, ele não saber mais.”

Segundo dados da própria CNA, em um universo de cerca de 5 milhões de produtores rurais, apenas 42 mil aderiram ao seguro.

O valor do seguro é calculado por peritos que visitam as propriedades, tanto no momento de firmar o contrato como na hora de acionar a seguradora. Com a adesão ao programa, o produtor tem a garantia de pelo menos ter de novo em mãos o valor investido na lavoura.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul

Evento promete explorar os horizontes da exploração espacial e inspirar inovação.
Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Ver mais de Brasil