Brasil
Filas no Rio se devem a menos zonas eleitorais e demora do eleitor, diz TRE-RJ
"No ano passado, o TSE baixou resolução determinando a extinção de diversas zonas eleitorais, isso resultou no agrupamento de seções em outras zonas. No caso do Rio de Janeiro, houve extinção de 84 zonas. Antes eram 244 zonas eleitorais, hoje são 165", explicou Brandão.
Outro dado que estaria aumentando o tempo de votação é o grande número de candidatos, um a mais do que em outros anos, e o fato de ter a votação em dois senadores, informação desconhecida por alguns eleitores, na avaliação da diretora.
"Nós estamos recebendo informações de juízes de que a demora não está sendo considerada na grande maioria na identificação biométrica. Ao contrário, está sendo considerada até rápida. Um ou outro eleitor demora porque tem que tentar até 4 vezes (o registro biométrico), mas o que estamos percebendo é a demora do eleitor na urna, temos seis candidatos e ainda tem eleitores sendo surpreendidos por serem dois candidatos a senador", afirmou.
Ela lembra que o Rio de Janeiro conta com um número grande de eleitores e que este é o primeiro ano em que 92 municípios do Estado estão utilizando a votação por biometria, ao contrário de 2014, quando um número restrito foi validado. Segundo ela, 2,3 milhões de fluminenses fizeram o cadastramento biométrico.
Matérias Relacionadas
Saúde
Brasil ultrapassa 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025
País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença

Segurança
Feriadão de Páscoa e Tiradentes termina com nove mortes nas rodovias federais de Santa Catarina
Entre as vítimas fatais, cinco eram pedestres atropelados ao tentar atravessar a pista. Os outros quatro eram motociclistas

Geral
Governador Jorginho Mello decreta luto de três dias pela morte do Papa Francisco
O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado

Geral
Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano
Dos 252 cardeais, 149 foram nomeados por Francisco
