Eleições 2020
Fiesc

Fiesc e INSS firmam parceria para reabilitar trabalhadores afastados

26 Set 2016 - 14h26
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinam, nesta sexta-feira (23), termo de cooperação que visa ao desenvolvimento de ações em conjunto para a reabilitação de trabalhadores afastados. A iniciativa também prevê uma unidade de operações-piloto onde o SESI e o INSS poderão ampliar ações em benefício dos industriários. O documento, que será assinado pelos presidentes da FIESC, Glauco José Côrte, e do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, firma também a adesão do Instituto na realização de ações a serem promovidas pela Aliança Saúde Competitividade.

De acordo com o INSS, por ano, no Brasil, cerca de 500 mil pessoas são declaradas afastadas por tempo indeterminado, mas somente 50 mil delas têm acesso à reabilitação profissional. Em Santa Catarina, mais de 20 mil pessoas também não tem acesso a esse tipo de serviço. Neste primeiro momento, o SESI planeja criar um modelo de trabalho que mostre métricas de impacto desse cenário no Estado e quanto o INSS conseguiria economizar com um programa em conjunto para a reabilitação de trabalhadores. As expectativa é que as pessoas possam se recuperar de um quadro de doença em um prazo menor, por meio de novas formas de tratamento.

A atuação do SESI em conjunto com o INSS já ocorre em alguns municípios de forma pontual e isolada. Em Capinzal, por exemplo, as entidades já desenvolvem ações de reabilitação profissional em parceria com indústrias locais. Em Joinville está se iniciando um diálogo para cooperação de ações voltadas para a requalificação dessas pessoas, uma vez que nem todos os afastados conseguem desempenhar as mesmas funções de antes. Por este motivo, esses trabalhadores passam por uma reabilitação vocacional, onde são oferecidos cursos de educação básica para jovens e adultos, entre outros.

Matérias Relacionadas

Economia

BC inicia hoje penúltima reunião do ano para definir taxa Selic

Expectativa é que a Selic se mantenha em 2% ao ano até o final de 2020
BC inicia hoje penúltima reunião do ano para definir taxa Selic
Eleições 2020

Cresce 60% o número de cidades com mais eleitores que habitantes

Levantamento da CNM aponta que são 473; em 2018 eram 308
Cresce 60% o número de cidades com mais eleitores que habitantes
Eleições 2020

Tire suas dúvidas sobre as eleições municipais

Na microrregião, mais de 181,9 mil eleitores devem ir urnas neste ano.
Tire suas dúvidas sobre as eleições municipais
Economia

Confaz divulga nova tabela de preços médios de combustíveis

Decisão saiu no Diário Oficial de hoje
Confaz divulga nova tabela de preços médios de combustíveis
Ver mais de Brasil