dengue
Futsal

Elenco do Brasil abrange 9 times e 5 países

31 Ago 2016 - 13h46
Faltam menos de duas semanas para o começo da Copa do Mundo de Futsal. Chancelada pela Fifa desde 1989, a competição teve sete edições até o momento, sendo que em quatro delas a final foi a mesma: Brasil x Espanha.

Para o torneio deste ano, que ocorre na Colômbia, as duas maiores potências seguem como principais favoritas. A lista de convocados, contudo, apresenta caminhos opostos na montagem das duas seleções.

Serginho Schiochet convocou 14 jogadores de nove equipes diferentes. Tem sete atletas que atuam no futsal nacional e outros sete que atuam fora do país, em lugares como Rússia, Portugal, Cazaquistão e Espanha. O Magnus/Sorocaba é quem tem mais representantes, com três: o goleiro Tiago, o fixo Rodrigo e o ala Falcão.

Na Espanha, por sua vez, três equipes concentram 12 dos 14 jogadores convocados pelo técnico José Venancio. São quatro atletas do Barcelona, quatro do El Pozo Murcia e quatro do Inter Movistar.

Nas últimas 15 edições do Campeonato Espanhol, um destes três times terminaram como campeões. A maior rivalidade é entre Barcelona e Inter, time “une” as torcidas de Real Madrid e Atlético, como mostrou o ESPN.com.br em junho.

“Com certeza é uma coisa que ajuda muito eles, é uma seleção muito entrosada. Independente da rivalidade dos clubes, juntos ele são uma seleção muito unida”, disse Bateria, brasileiro do Barcelona que já atuou no Inter/Movistar.

Falcão concorda e ressalta que o Brasil terá que tirar essa diferença nestes dias de preparação.

“Não repetimos a convocação em nenhum momento, e até pelo calendário estamos indo para a Copa com uma seleção que nunca jogou junto. Mas nos outros anos também foi assim, e com a qualidade do Brasil, aproveitando bem esses 15 dias, acho que fará com que possamos chegar bem para brigar pelo titulo”.

O Brasil estreia na Copa do Mundo de Futsal no dia 11 de setembro, quando enfrenta a Ucrânia. Um dia depois, é a vez da Espanha pegar o Irã em um jogo que promete ser um dos melhores da primeira fase da competição.

Notícia: Henrique Munhos
Imagem: Getty Images

Matérias Relacionadas

Economia

Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres

Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Economia

Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023

Valor é o maior já apurado no país pelo IBGE desde 2012
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Geral

Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 

Natural de Brusque, Walter Orthmann iniciou sua trajetória na empresa RenauxView em 17 de janeiro de 1938, aos 15 anos, como assistente de empacotamento
Lunelli e Hang entregam homenagem a senhor que trabalha há 86 anos na mesma empresa 
Geral

Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado

Placas atuais só apresentam a bandeira do país de origem do veículo
Placa Mercosul deve passar a exibir cidade e estado
Ver mais de Brasil