Caraguá
Economia

Economia contrairá 3,14% em 2016

26 Set 2016 - 12h48
A economia sofrerá neste ano uma contração de 3,14%, menor do que a de 2015 (-3,80%), quando o país teve seu pior resultado nos últimos 25 anos, segundo uma pesquisa entre economistas divulgada nesta segunda-feira pelo Banco Central.

Apesar da projeção confirmar a grave recessão do Brasil, os analistas voltaram a melhorar a previsão para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, já que até na semana passada esperavam uma retração de 3,15% em 2016 e há um mês previam uma queda de 3,16%, de acordo com o Boletim Focus.

Se essa previsão for confirmada, será a primeira vez que a maior economia da América do Sul, em grave recessão, encadeará dois anos seguidos de crescimento negativo desde a década de 1930.

Os economistas, no entanto, preveem que o Brasil se recuperará no próximo ano, para quando projetam um crescimento de 1,30%, abaixo da expansão de 1,35% prevista na semana passada, mas acima dos 1,23% esperados há um mês.

Quanto à inflação, os economistas melhoraram a projeção tanto para este ano como para 2017.

De acordo com a nova projeção, a inflação no Brasil neste ano será de 7,25%, quase um décimo abaixo dos 7,34% calculados há uma semana e há um mês.

Apesar dos analistas esperarem para este ano uma alta dos preços menor do que a de 2015, quando o Brasil registrou uma inflação de 10,67%, a maior em 13 anos, o índice ficará novamente acima da meta estabelecida pelo governo.

O Banco Central se impôs para este ano uma meta para a inflação de 4,50%, com uma margem de tolerância de dois pontos percentuais, o que estabelece o limite tolerado em 6,50% anual.

Quanto a 2017, os especialistas esperam uma inflação de 5,07%, abaixo dos 5,12% projetados há uma semana e dos 5,14% previstos há um mês.

 

 

As informações são do

Uol Noticias

Matérias Relacionadas

Saúde

Covi-19: Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde

Aplicação extra ocorrerá a partir de seis meses da imunização completa
Covi-19: Ministro anuncia dose de reforço para profissionais de saúde
Geral

Gustavo Bardim participa da final do The Voice Kids neste domingo

Cantor guaramirense precisa do apoio da população, já que, o grande vencedor do reality show será decidido pelo público, através de votação pelo site GShow
Gustavo Bardim participa da final do The Voice Kids neste domingo
Esportes

CBF divulga tabela detalhada das semifinais da Copa do Brasil

Partidas de ida serão no dia 20 de outubro e volta ocorre no dia 27
Política

[Vídeo] Renan Calheiros e Jorginho Mello batem boca e trocam xingamentos na CPI

Senadores discutiram após relator da CPI afirmar que população tem a percepção de que governo Bolsonaro é corrupto
[Vídeo] Renan Calheiros e Jorginho Mello batem boca e trocam xingamentos na CPI
Ver mais de Brasil