Brasil

Duas brasileiras ganham maior prêmio de conservação do meio ambiente

As pesquisadoras brasileiras vencedoras são Patrícia Medici e Gabriela Cabral Rezende, ambas da ONG IPÊ

09 Mai 2020 - 08h00Por Da Redação
Patrícia Medie e Gabriela Cabral Rezende - Crédito: Liana John e Katie GarrettPatrícia Medie e Gabriela Cabral Rezende - Crédito: Liana John e Katie Garrett

Duas cientistas brasileiras receberam o maior prêmio da conservação ambiental do mundo, o prestigiado Whitley Awards, do Whitley Fund for Nature, no Reino Unido.

As pesquisadoras brasileiras vencedoras são Patrícia Medici e Gabriela Cabral Rezende, ambas da ONG IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

O chamado “Oscar Verde” anunciou os grandes vencedores do ano no último dia 29.

Patrícia Medici recebeu o Gold Award, principal premiação da fundação, pelo seu trabalho de décadas com as antas.

A engenheira florestal é responsável pela criação do maior banco de dados sobre a espécie do mundo. Com sua equipe, Patricia realiza pesquisas de ponta para entender a ecologia das antas e informar ações de conservação na Mata Atlântica, no Pantanal e no Cerrado.

Gabriela Cabral Rezende recebeu o Whitley Award, oferecido também a mais cinco conservacionistas de outros países, pelo seu trabalho de conservação do mico-leão dourado, mais uma espécie que infelizmente está ameaçada pela ação humana no planeta.

Elas agradeceram e prometeram resistência para conservar o meio ambiente.

“A inspiração em pesquisadores pioneiros é a energia que me faz avançar. Enquanto conservacionista, meu sonho é salvar espécies ameaçadas de extinção. Fazer a diferença para uma espécie e seu habitat é o caminho que encontrei para deixar um planeta melhor para as gerações futuras e inspirá-las a se envolver com a conservação, seja profissionalmente ou nas ações do dia-a-dia. Com o prêmio, espero também poder motivar outras cientistas mulheres a atuar pela conservação ambiental”, disse Gabriela.

“Receber este prêmio é extremamente importante, particularmente pelo momento pelo qual passamos. Mais do que nunca, precisamos ressaltar a importância de manter o equilíbrio de nossos ecossistemas. A atual crise de pandemia que vivemos está intimamente conectada com a destruição de nossos ecossistemas e com a forma como lidamos com a natureza. Nunca na história vimos tantos impactos causados por nós seres humanos na natureza. Agir agora é sumamente importante para que possamos reverter os impactos das emergências climáticas e evitar futuras extinções de nossa vida selvagem. Conservacionistas como eu devem participar ativamente na definição da agenda ambiental na próxima década”, alertou Patricia.

Pandemia

O prêmio anual, com cerimônia oficial em Londres, geralmente é entregue pela Princesa Real Princess Anne.

Este ano a cerimônia foi adiada em função da pandemia, mas os vencedores receberão seus prêmios, como reconhecimento por seus feitos na conservação de espécies ao redor do mundo e recursos financeiros a serem aplicados na continuidade de seus projetos.

Fonte: SóNotíciaBoa


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Esportes

Rayssa Leal dispensa festa na chegada ao Brasil

Skatista de 13 anos fez história conquistando prata na Olimpíada
Geral

Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher

Sinal Vermelho envolve parceria com estabelecimentos privados
Bolsonaro sanciona programa de combate à violência contra a mulher
Esportes

Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana

As provas da modalidade iniciam no dia 30 e, no dia 31, às 21h30, horário de Brasília, é a vez da representante de Jaraguá do Sul, Simone Ponte Ferraz, na semifinal dos 3.000 metros com obstáculos
Provas olímpicas de atletismo iniciam no fim de semana
Política

[VÍDEO] Ratinho cita Jaraguá como uma das cidades mais organizadas do Brasil

Em rede nacional, apresentador mandou abraço para o prefeito Antídio Lunelli e citou o município como referência para o país 
[VÍDEO] Ratinho cita Jaraguá como uma das cidades mais organizadas do Brasil
Ver mais de Brasil