Ministros

Dois ministros de Michel Temer na corda bamba

20 Jun 2016 - 12h36
Mais dois homens do presidente em exercício Michel Temer estão envolvidos em escândalos de corrupção. Foram divulgadas novas denúncias feitas pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o ministro da Educação, Mendonça Filho, e o ex-ministro de Turismo, Henrique Eduardo Alves. Além deles, o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, é alvo do Ministério Público Federal por supostamente ter mantido uma funcionária fantasma em seu gabinete na época em que era deputado federal.

O MPF pediu à Justiça Federal o bloqueio de Padilha e a devolução de R$ 300 mil. O ministro rebateu as informações. “Não houve nem há qualquer indisponibilidade de bens. A Ação de Improbidade não deve prosperar, pois foi fundada em documento nulo e o praticado por mim é legal”, afirmou.

Já o ministro Mendonça Filho foi acusado de receber doações ilegais da UTC Engenharia em sua campanha para a Câmara dos Deputados em 2014. Segundo Janot, “foram encontrados indícios de possível recebimento de propina por parte do deputado federal José Mendonça Bezerra Filho, do DEM/PE, consistente em imagem arquivada em um dos celulares apreendidos em poder de Walmir Pinheiro (ex-diretor da UTC)”.

Em nota publicada no Facebook, o ministro nega qualquer irregularidade ligada à UTC e diz que a empreiteira não fez aportes diretos a sua candidatura e “a doação foi feita ao partido de forma legal”. Após ser citado por recebimento de propina na delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e pedir demissão na última quinta-feira, Henrique Alves foi alvo denunciado pela Procuradoria-Geral. Rodrigo Janot acusou o ex-ministro ao Supremo Tribunal Federal por crimes de lavagem e dinheiro e evasão de divisas em razão de conta atribuída a ele na Suíça.

 

Jornal O Dia
Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Economia

Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda

Novo prazo se encerrará no dia 31 de maio
Receita adia o prazo de entrega da Declaração de Imposto de Renda
Economia

Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina hoje

Pedidos devem ser feitos na página da Dataprev na internet
Prazo para contestar auxílio emergencial negado termina hoje
Esportes

Flamengo bate Palmeiras nos pênaltis e leva Supercopa do Brasil

Os rubro-negros conquistaram o bicampeonato da competição
Flamengo bate Palmeiras nos pênaltis e leva Supercopa do Brasil
Saúde

Covid-19: país tem 13,4 milhões de casos acumulados e 353,1 mil mortes

Total de pessoas recuperadas da doença chega a 11,88 milhões
Ver mais de Brasil