Inadimplência
Desemprego vira vilão do aumento de calote do brasileiro
Segundo mapeamento realizado pelo Siscom, instituição especializada na recuperação de crédito, com um milhão de inadimplentes em sua carteira, historicamente o desemprego era apontado por 15% dos consumidores como razão principal para o endividamento, agora, já é citado por 48% dos inadimplentes como principal motivo para a ciranda de dívidas. O percentual é 20% superior ao mesmo período do ano passado.
O encarecimento de contas básicas, como energia elétrica, água, telefonia e supermercado, somado à perda do emprego, empurra o consumidor para uma série de dívidas que, por consumirem grande fatia da renda, podem se tornar impagáveis.
Segundo o Siscom, o número de endividados no setor de veículos cresceu 7% em relação a junho de 2015 e a falta de pagamentos relacionados à área de imóveis registrou alta de 66%, empurrados pelo desemprego.
Especialistas lembram que a renda, por força de lei, não pode ser comprometida em mais de 30% com o crédito consignado e outros 5% com cartão de crédito, mas é comum o brasileiro ter outros empréstimos que devoram o salário, tornando em pouco tempo as dívidas impagáveis
Estado de Minas
Matérias Relacionadas
Esportes
Jaraguá decide classificação à semifinal da LNF em clássico na Arena neste domingo (9)
Após vencer a primeira partida em Joinville, o Aurinegro tem a vantagem do empate no duelo decisivo

Geral
Defesa Civil confirma ocorrência de três tornados no Oeste de Santa Catarina
Fenômenos foram registrados no Oeste do estado durante a passagem de uma frente fria e formação de ciclone extratropical; no Litoral Sul, chuvas intensas ultrapassaram 120 mm em 12 horas

Economia
Saiba quem será contemplado e como funcionará a isenção do IR
Quem ganha até R$ 7.350 por mês vai se beneficiar com a medid

Política
Definição estadual atrelada à nacional
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

