Caraguá
IBGE

Desemprego fica em 13,0% em junho e atinge 13,5 milhões

28 Jul 2017 - 12h26

O desemprego ficou em 13,0% no trimestre encerrado em junho, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. No período, o Brasil tinha 13,5 milhões de desempregados.




Trata-se de um recuo de 0,7 ponto percentual em relação ao trimestre terminado em março de 2017. Contudo, a taxa mantém-se 1,7 ponto percentual acima do mesmo trimestre móvel de 2016, quando o desemprego estava em 11,3%. Ainda assim, foi o primeiro recuo estatisticamente significativo desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.



No trimestre terminado em maio, a taxa de desocupação era de 13,3%.



A taxa de desemprego é medida pelo IBGE por meio de uma média móvel trimestral, ou seja, de três meses, portanto, o dado de junho se refere ao período de abril a junho. O instituto divulga a taxa mensalmente.




 

População desocupada



 



Em relação ao trimestre móvel anterior (encerrado em maio), a população desocupada recuou 4,9%, passando de 14,1 milhões de desempregados para 13,5 milhões, mas ficou 16,4% acima do mesmo trimestre de 2016. Foi a primeira redução da população desocupada desde o trimestre entre outubro e dezembro de 2014, segundo o IBGE.



A população ocupada, que era de 90,2 milhões no trimestre, cresceu 1,4% (mais 1,3 milhão de pessoas) em relação ao trimestre entre janeiro e março, mas recuou 0,6% (menos 562 mil pessoas) em relação ao mesmo trimestre móvel de 2016.





O número de empregados com carteira de trabalho assinada (inclusive os trabalhadores domésticos) foi de 33,3 milhões, mantendo-se estável frente ao trimestre anterior e recuando -3,2% em relação ao mesmo trimestre móvel de 2016.


G1

Matérias Relacionadas

Esportes

Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei do Mandante

Medida trata dos direitos de transmissão de partidas de futebol
Presidente Jair Bolsonaro sanciona Lei do Mandante
Saúde

Morte de adolescente em SP não é relacionada à vacina, conclui Anvisa

Segundo agência, dados apresentados foram "consistentes"
Morte de adolescente em SP não é relacionada à vacina, conclui Anvisa
Economia

Crise da empresa chinesa Evergrande faz bolsas do mundo despencarem

Ibovespa e Wall Street foram afetadas; dólar fechou em alta de 0,78%
Crise da empresa chinesa Evergrande faz bolsas do mundo despencarem
Economia

Novas alíquotas do IOF começam a valer hoje

Os valores arrecadados serão utilizados para custear o Auxílio Brasil, programa do governo que deve substituir o Bolsa Família
Novas alíquotas do IOF começam a valer hoje
Ver mais de Brasil