Brasil
Corinthians bate o Paraná e encerra jejum antes de decisão na Libertadores
O triunfo alivia a pressão sobre o técnico Osmar Loss, pressionado no cargo, e dá um alento para a equipe às vésperas da partida decisiva das oitavas de final da Copa Libertadores, quarta-feira, diante do Colo Colo (no jogo de ida, vitória chilena por 1 a 0). Na comemoração do gol, o zagueiro Henrique, acompanhado por todos os jogadores, correu em direção ao banco de reservas para celebrar com a comissão técnica.
O início da partida foi um reflexo do momento ruim das duas equipes no torneio. Pressionado por uma sequência de quatro jogos sem vitória, o Corinthians mostrou dificuldades para criar jogadas. O time não conseguiu exercer a pressão habitual dos jogos no seu estádio.
Ficou evidente a dependência das jogadas individuais de Pedrinho e Jadson. Bem marcados, eles criaram pouco e não conseguiram fazer o atacante Roger finalizar. Com isso, o jogo corintiano não fluía e ficava girando em falso na troca de passes no meio-campo. A melhor chance foi um chute de Jadson, que acertou a trave aos sete minutos.
O Paraná, que não estava em jejum de seis jogos sem vitórias, mostrou excessiva preocupação com a defesa. A determinação tática era procurar apenas os contra-ataques. Depois de suportar o ímpeto inicial corintiano, o time visitante conseguiu surpreender e até equilibrar o controle do jogo. E a sua chance de gol foi em um chute de fora da área de Caio Henrique.
A salvação corintiana foi uma jogada de bola parada. Aos 35 minutos, o zagueiro Henrique aproveitou cobrança de escanteio e abriu o placar. Com a necessidade de buscar o resultado, o Paraná avançou e deu espaços. Nos acréscimos do primeiro tempo, o Corinthians conseguiu roubar a bola no meio e armou um contra-ataque quase perfeito. Jadson deu belo passe para Roger, que chutou na trave.
O Corinthians melhorou no segundo tempo. Mais veloz na troca de passes, a equipe da casa conseguiu sufocar o rival e tentou resolver o jogo nos primeiros minutos. As melhores chances foram uma cobrança de falta ensaiada e um cabeceio de Roger, por cima do gol.
O time da casa ficou ainda mais perto da vitória com a expulsão de Leandro Vilela por volta dos 30 minutos do segundo tempo após falta feia em Jadson. Com dez jogadores, o time paranaense se limitou a bloquear os ataques corintianos. Aos 33 minutos, Jadson chutou em cima do goleiro Richard. Os 28 mil torcedores apoiaram o time durante todo o jogo, mas se mostraram apreensivos até o apito final.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 1 x 0 PARANÁ
CORINTHIANS - Cassio (Walter); Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Douglas, Ralf, Pedrinho, Jadson (Araos) e Clayson (Matheus Vital); Roger. Técnico: Osmar Loss.
PARANÁ - Richard; Diego Tavares, Cléber, René Santos e Igor; Leandro Vilela, Alex Santana (Rodolfo), Raphael Alemão (Nadson), Caio Henrique e Silvinho; Rafael Grampola (Jhonny Lucas); Técnico: Claudinei Oliveira.
GOL - Henrique, aos 35 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO - André Castro (GO).
CARTÕES AMARELOS - Danilo, Alex, Raphael Alemão, Clayson, Silvinho, Leandro, Fagner.
CARTÃO VERMELHO - Leandro.
RENDA - R$ 1.019.205,58.
PÚBLICO - 28136 pagantes.
LOCAL - Arena Corinthians, em São Paulo (SP).