vacina
Lula

Cargo de ministro não garante privilégio a Lula

17 Mar 2016 - 11h17
A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de assumir o cargo de ministro-chefe da Casa Civil dá a ele direito a foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal (STF), tirando-o das mãos do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava-Jato. Apesar da prerrogativa, a sombra de Moro ainda ronda o petista. Juristas consideram remota, mas não descartam a possibilidade de o STF remeter novamente o julgamento do ex-presidente para o juiz federal. Crítico do governo, o ministro da suprema corte Gilmar Mendes chamou ontem a nomeação de Lula de “grave interferência política” na Justiça e afirmou que o tribunal pode suspender o foro privilegiado do novo ministro e remetê-lo, novamente, à primeira instância.

Ao assumir o posto de ministro de Dilma, Lula terá a tramitação de seus processos transferidos para o STF. Na semana passada, o ex-presidente foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo a promotoria, o petista ocultou a propriedade de um apartamento triplex em Guarujá – oficialmente registrado em nome da empreiteira OAS, envolvida na Lava-Jato. O processo estava com o juiz Sérgio Moro, considerado rigoroso com corrupção.

Nessa quarta-feira (16), Dilma reforçou que a indicação de Lula para a Casa Civil fortalece seu governo e não é uma estratégia para o petista fugir de Moro. “A troco de que vou achar que a investigação do juiz Sérgio Moro é melhor que do STF?”, questionou Dilma. Segundo ela, a prerrogativa de foro trata apenas de onde se dará a investigação, e não se alguém será ou não investigado. “Por trás dessa afirmação de que o Lula quer se esconder, estaria uma desconfiança na suprema corte do país”.

A ex-primeira dama dona Marisa Letícia e um dos filhos do petista, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados, mas a ida de Lula para a Casa Civil não dá benefícios à família. Ontem, inclusive, o ministro do STF Teori Zavascki, responsável pela Lava-Jato no STF, decidiu remeter para o juiz Sérgio Moro, em Curitiba, o processo contra Cláudia Cruz e Danielle Dytz, respectivamente, mulher e filha do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de receber propina no esquema de corrupção da Petrobras.

O jurista e presidente do Instituto Avante Brasil, Luiz Flávio Gomes, Luiz Flávio Gomes, afirma que, assim que assumir o cargo, o processo de Lula vai para o STF. “O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, analisa tudo e vê se é o caso de arquivar, continuar a investigação ou já denunciar”, reforça, convicto de que o processo correrá no Supremo . O ministro do STF Teori Zavascki será o relator do processo.

O professor de direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e juiz federal Carlos Henrique Haddad também considera remota a possibilidade de o processo voltar para Moro, embora não descarte essa hipótese. Haddad lembra o caso do ex-deputado Natan Donandon, que renunciou para não ser julgado pelo STF. “Os ministros entenderam que foi uma manobra para se livrar do STF e não aceitaram passar o processo para a primeira instância. Mas, com o Lula, a denúncia sequer foi recebida, o processo está muito no início”, diz Haddad, apostando que o tema será tratado no Supremo. Juristas apontam prós e contras da mudança do processo da primeira instância para o STF. “Sérgio Moro julgaria muito mais rápido. Mas em primeira instância, haveria ainda três instâncias para recorrer”, diz. O professor de direito constitucional da Faculdade Arnaldo Bruno Albergaria reforça que, à exceção do mensalão, os ministros não lidam com direito penal a fundo. “Essa parte de colhimento de provas não é o que sabem fazer com mais afinco. O Moro tem um aparato específico full-time para isso”, diz.

Há ainda uma corrente entre juristas que levanta a impossibilidade de Lula ser ministro da Casa Civil, argumentando que o cargo estaria sendo usado como um “desvio de finalidade”. Na avaliação de Gomes, não há impedimento para o presidente Lula assumir a Casa Civil. “A Constituição exige 21 anos de idade e exercício dos direitos políticos. Para comprovar um desvio de finalidade, será preciso saber o que vai fazer quando for nomeado”, reforça. Já Albergaria pondera que, embora não vá contra os critérios estabelecidos para ser ministro, o ato pode ferir o princípio da moralidade. “O governo está querendo se sustentar e proteger Lula. Para mim, isso é amoral”, afirma.

MP DE SP RECORRE

Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo, que fizeram a denúncia contra Lula à Justiça de São Paulo entraram com recurso na 4ª Vara Criminal da capital contra a decisão da juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga de Oliveira, que repassou o processo para o juiz federal Sérgio Moro, em Curitiba. Eles entendem que os crimes antecedentes e a lavagem de dinheiro são de competência estadual e o processo deve ficar em São Paulo. Querem ainda que, caso a juíza não reveja a sua decisão, os autos sejam remetidos à 10ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para análise da denúncia ofertada e de outras medidas.

 

 

Estado de Minas

Matérias Relacionadas

Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Política

Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público

Atualmente, de acordo com dados de um estudo apresentado no Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a PMSC conta com 9.580 policiais
Lunelli volta cobrar a nomeação de policiais militares aprovados em concurso público
Saúde

Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil

Medida entra em vigor nesta quarta-feira
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Ver mais de Brasil