PIS
Caixa inicia o pagamento do PIS e abono salarial nesta quinta feira
Quem tem direito:
Abono Salarial – Trabalhadores cadastrados no PIS até 2011 (cinco anos de cadastramento), que tenham trabalhado, no mínimo, 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2015, com carteira de trabalho assinada por empresa, e que tenham recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. Estes dados são informados pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2015.
Rendimentos – Tem direito ao saque o trabalhador que foi cadastrado no PIS-PASEP até 04/10/1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.
Saldo de cotas – o saldo de cotas da conta PIS é permitido ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente ou reforma militar, idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, titular ou dependente portador do vírus HIV (SIDA/AIDS), neoplasia maligna, morte do titular ou ainda, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.
Reabertura do pagamento ano-base 2014:
Para os trabalhadores que não sacaram o abono salarial do calendário 2015/16 (ano-base 2014), haverá nova oportunidade para resgatar o benefício. Os beneficiários terão até o dia 31 de agosto para efetuar o saque do valor, que, neste caso, ainda será de um salário mínimo. A ampliação do prazo foi aprovada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) no início deste mês. A medida beneficiará cerca de 900 mil trabalhadores em todo o país.
Como consultar:
Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode acessar o site da CAIXA (www.caixa.gov.br), nas opções “Para Trabalhadores” à “PIS” à “Consultar Pagamento”, no Aplicativo Caixa Trabalhador ou entrar em contato pelo Canal de Atendimento ao Cidadão (0800 726 0207). Ao ligar para o canal, o trabalhador deve ter em mãos o número do seu PIS. As informações são da Assessoria da Caixa Economica Federal.
Matérias Relacionadas
Política
Deputado Lunelli defende projeto de internação involuntária de dependentes químicos em SC
O parlamentar comentou sobre a importância do enfrentamento à crise da dependência química e sua relação com a situação dos moradores de rua no estado

Economia
Produção Industrial de SC cresce 8,6% e lidera alta no país em janeiro
Na comparação com janeiro de 2024, alta ficou bem acima da média nacional, de 1,4%; setores de fabricação de produtos de metal, minerais não metálicos e produtos de madeira puxam desempenho no período

Política
Líderes definem comissões da Câmara e CCJ fica com União Brasil
Instalação e eleição dos presidentes ocorre nesta quarta-feira

Economia
Lunelli diz que medida que zera ICMS de alimentos terá apoio na Alesc
O parlamentar comentou ainda que Santa Catarina, mais uma vez dá exemplo, ao contrário do Governo Federal que, para aliviar a máquina pública, recorre à velha receita de aumento nos impostos.
