SCHUTZENFEST
presos

Cachoeira, Cavendish e mais três deixam prisão de Bangu

11 Jul 2016 - 11h43
O dono da Construtora Delta, Fernando Cavendish, o contraventor Carlinhos Cachoeira e os empresários Adir Assad, Cláudio Abreu e Marcelo Abbud deixaram por volta das 4h desta segunda-feira (11) o presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8.

Devido à falta de tornozeleiras eletrônicas no estado, os réus irão cumprir prisão domiciliar e serão, a princípio, monitorados por agentes da Polícia Federal (PF) após terem deixado o presídio, que fica no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. A Procuradoria Geral da República (PGR) vai pedir que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reveja a decisão.

Um dos advogados que representam Carlinhos Cachoeira, Cleber Lopes, confirmou que os réus terão que ficar no Rio de Janeiro até que seja julgado o mérito do habeas corpus, o que deve ocorrer na quarta-feira (13). Para a defesa, essa decisão da desembargadora Nizete Lobato é ilegal, já que a prisão domiciliar foi concedida e Cachoeira não mora no Rio. Eles acreditam que isso é uma estratégia para que o habeas corpus seja negado e os réus voltem para Bangu. Os advogados de Cachoeira estudam representar contra a desembargadora.

Os cinco foram presos na Operação Saqueador, da PF, e são réus em ação penal, acusados de lavagem de R$ 370 milhões supostamente desviados de contratos de obras públicas realizadas pela construtora Delta.

Assad tinha outro mandado de prisão expedido, pela Operação Pripyat, que investiga irregularidades na Eletronuclear. Mas o advogado dele, Miguel Pereira Neto, disse que o STJ revogou a prisão no caso Pripyat. Assim, ele também foi beneficiado pela decisão de soltar os réus.

A soltura dos cinco presos foi determinada neste domingo (10) pela desembargadora Nizete Lobato, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). A decisão foi tomada depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu a prisão domiciliar aos réus, na sexta-feira (8). O ministro Nefi Cordeiro já havia determinado a soltura dos empresários, mas fez a ressalva que medidas cautelares deveriam ser determinadas pelo juiz do caso.

 

 

G1

Matérias Relacionadas

Saúde

Novas regras para atestados médicos entram em vigor no Brasil

Ferramenta vai ajudar a combater fraudes e outras irregularidades na emissão dos atestados médicos.
Novas regras para atestados médicos entram em vigor no Brasil
Segurança

Acusado de homicídio no Paraná é preso em Jaraguá do Sul

A prisão ocorreu na manhã desta segunda-feira (4) em operação da Delegacia de Investigações Criminais de Jaraguá do Sul, em apoio a Polícia Civil do Paraná.
Acusado de homicídio no Paraná é preso em Jaraguá do Sul
Geral

Morre o cantor Agnaldo Rayol

Aos 86 anos, ele caiu em casa e sofreu um corte na cabeça
Morre o cantor Agnaldo Rayol
Esportes

Em Tubarão, Jaraguá Futsal faz jogo de ida das quartas de final do Catarinense

Vice-líder na fase classificatória, o Aurinegro se classificou diretamente às quartas.
Em Tubarão, Jaraguá Futsal faz jogo de ida das quartas de final do Catarinense
Ver mais de Brasil