vacina
Celesc

Bandeira tarifária verde vai ser mantida nas contas de energia em fevereiro

01 Fev 2017 - 12h17

A cor da bandeira verde, amarela ou vermelha, indica se energia elétrica vai custar mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade, como explica o Diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura, Adriano Pires.


“O sistema da bandeira verde, amarela ou vermelha é um sistema de alerta para o consumidor. Ele visa avisar o consumidor o quê que está acontecendo no setor elétrico. Então como o sistema elétrico brasileiro hoje ainda é muito dependente da água, das hidroelétricas, o que acaba ocasionando o acionamento de bandeira verde, amarela e vermelha é o nível de reservatório. Se está chovendo pouco e o nível do reservatório está baixo, você passa da bandeira verde para a amarela. Se ocorrer realmente um esvaziamento acima de um nível estipulado pelo governo, vai para a bandeira vermelha”.

Quando este sistema foi implantado, em janeiro de 2015, a bandeira tarifária era vermelha e isto durou até fevereiro de 2016. Em março do ano passado, a bandeira passou para amarela. De abril a outubro ficou verde, sem a cobrança extra e em novembro, passou novamente a ser amarela. Quando foi o último mês do ano, ela voltou a ser verde.

De acordo com o especialista em energia, Adriano Pires, este sistema demorou para ser implantado.


“Este sistema de bandeiras foi adotado no Brasil acho que tardiamente. Em 2014 o governo mentiu para a população, dizendo que não tinha problema com a energia elétrica, que não estava faltando energia elétrica... Em 2015 tiveram duas atitudes que o governo foi obrigado a tomar com medo de faltar energia e também para tentar recuperar as empresas que estavam quebradas: foi a questão da adoção das bandeiras e de imediato a bandeira vermelha, que a realidade naquela ocasião era esta, de falta de energia, de reservatórios vazios e também teve o tarifaço, que teve um aumento brutal de energia elétrica, também já a partir de 2015”.

De acordo com a Aneel, a conta de luz fica mais transparente com a utilização das bandeiras e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica sem desperdício. A agência também informou que a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz: é uma forma diferente de apresentar um valor que já está na conta de energia, mas que geralmente passa despercebido, pois elas sinalizam, mês a mês, o custo de geração da energia elétrica que será cobrada dos consumidores. Segundo o órgão, não existe, portanto, um novo custo, mas um sinal de preço que indica para o consumidor o custo real da geração no momento em que ele está consumindo a energia, dando a oportunidade de adaptar seu consumo, se assim desejar.

Matérias Relacionadas

Segurança

PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101

O animal teria viajado por 73 quilômetros sob o veículo
PRF resgata gata que viajava escondida debaixo de caminhão na BR-101
Segurança

Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC

O sobrinho de Marcola morava em um apartamento alugado de alto padrão no momento da prisão
Líder de organização criminosa, sobrinho de Marcola é preso em SC
Política

Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista

O deputado explica que a maioria dos autistas possui disfunções sensoriais, caracterizados essencialmente como distúrbios biológicos que afetam a capacidade do cérebro de interpretar estímulos sensoriais, entre eles o auditivo
Seja gentil, não buzine: projeto identifica veículo que transporta pessoa autista
Política

Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro

Medida está de acordo com resolução do TSE para restringir uso de IA
Google não permitirá anúncios de políticos nas eleições de outubro
Ver mais de Brasil