Séculus
Impostos

Aumento na fiscalização de impostos gera mais demanda para gestão eletrônica de documentos

30 Nov 2015 - 22h00
Gerir esses processos, impedindo que erros humanos ocorram, além de se manter sempre em dia com obrigações fiscais, dá muito trabalho. Esses processos, quando feitos de forma errada, levam a dores de cabeça muito maiores, tão grandes que podem custar à empresa seu próprio funcionamento. É para atender a esse cenário que surgem algumas parcerias que valem ouro,  ajudam a combater a crise e se manter em dia com suas obrigações fiscais.

A crise está motivando os órgãos fiscais do país a apertarem os cintos e aumentarem a fiscalização em cima de todo e qualquer documento emitido. A documentação eletrônica já vinha nesse sentido, há alguns anos, mas com os cofres públicos precisando de dinheiro, esse processo se acelerou e intensificou.

Além disso, um controle maior sobre o que entra e sai da empresa, com certeza gera uma contenção de despesas e um olhar mais crítico e assertivo em cima de gastos, algo que, às vezes, se perde em meio às pilhas de documentos em papel.

Um caso interessante é o da empresa de desenvolvimento de software Cognitos. Após adotarem uma solução de emissão, controle e gestão de documentos eletrônicos, fornecida pela VARITUS BRASIL, eles conseguiram economizar tempo e dinheiro, integrando suas soluções próprias com uma solução completa e testada, que atende apenas o setor de emissão de documentos eletrônicos.

Foi possível ter uma fácil integração, que não demandou um trabalho a mais para a empresa. Houve um início imediato da operação, não precisando esperar o desenvolvimento de uma ferramenta ou operação própria para ampliar as funções de seu ERP. Isso, sem contar a possibilidade de ter acesso a todos os documentos (NFe, NFCe, CTe, MDFe, NFSe e CFe-SAT) em uma plataforma única e de fácil operação, mantendo-os sempre organizados.

A consequência foi que a empresa conseguiu poupar com armazenagem física e digital de seus documentos fiscais e ainda acelerou o trabalho dos profissionais que cuidam de pagamentos e contas da empresa, poupando assim gastos e tempo, que pode ser investido em outras atividades.

Como uma empresa de software que atualiza sua própria plataforma de gestão, a Cognitos excluiu a necessidade de manter uma equipe que, constantemente, atualize um software de emissão conforme saem todas as novas legislações e alterações anuais que envolvem o meio fiscal - algo que demanda um especialista que as empresas nem sempre tem meios de contratar.

Empresas de vários ramos podem ter ganhos nesse sentido, principalmente no que tange às economias geradas pelo melhor uso de recursos (funcionários e equipamentos), tanto em tempo de operação, quanto em cortes de operações desnecessárias, o que faz a diferença em tempos turbulentos como os que vivemos.

 
GNet

Matérias Relacionadas

Segurança

Zé Trovão se apresenta à Polícia Federal em Joinville

Caminhoneiro estava foragido desde agosto
Zé Trovão se apresenta à Polícia Federal em Joinville
Economia

Lunelli alcança marca histórica de R$ 1 bilhão de faturamento

Com 4,6 mil colaboradores, a Lunelli possui unidades em Santa Catarina, São Paulo, Ceará e também no Paraguai
Lunelli alcança marca histórica de R$ 1 bilhão de faturamento
Economia

Ministro diz que privatização da Petrobras ampliaria investimentos

Paulo Guedes fez declaração em evento com presidente Bolsonaro
Ministro diz que privatização da Petrobras ampliaria investimentos
Economia

Falta de material e custos impactam a indústria da construção

Situação persiste pelo quinto trimestre seguido
Falta de material e custos impactam a indústria da construção
Ver mais de Brasil