Banner Proauto
INSS

Aumenta procura por aposentadoria

21 Set 2016 - 13h58
Ambiente de incerteza provocado pela intenção do governo Temer em promover a reforma da Previdência leva cada vez mais segurados a procurarem postos do INSS para requerer aposentadoria. O aumento do número de pedidos passa de 20% somente nos oito primeiros meses do ano, ante igual período do ano passado.

Especialista em Direito Previdenciário, Murilo Aith, avalia que se o trabalhador já estiver perto de atingir as condições necessárias para aposentar por tempo de contribuição, por exemplo, sendo 30 anos de recolhimento para mulheres e 35 anos para homens, ou se enquadram na Fórmula 85/95 — que soma tempo de contribuição com idade — devem antecipar o pedido.

Muitas são as informações sobre as possíveis mudanças nas regras do sistema previdenciário, entre elas a criação de um sistema de capitalização, em que aposentados poderiam contribuir e ter seu benefício aumentado, adoção de idade mínima (65 anos) para homens e mulheres, entre outras.

Na próxima quinta-feira o presidente Michel Temer se reunirá com representantes dos trabalhadores para apresentar e discutir mudanças nas regras da aposentadoria que serão enviadas ao Congresso. Temer quer encaminhar as propostas até o fim do mês ao Plenário da Casa, o que não é garantia aprovação imediata.

Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a votação da reforma deve entrar em pauta apenas no primeiro semestre do ano que vem. Ontem, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que, se a reforma da Previdência for aprovada no período que sugeriu Maia será algo de “velocidade impressionante”.

“Este é um processo gradual. Esperamos que a PEC do teto de gastos seja aprovada este ano. E a Previdência será um assunto para o primeiro semestre de 2017”, afirmou o ministro.

A aprovação da reforma não deve encontrar muita resistência entre os parlamentares, segundo Leonardo Rolim, da Consultoria de Orçamentos e Fiscalização Financeira da da Câmara dos Deputados (Conof/CD), que elaborou relatório para o governo com as mudanças na Previdência.

 

As informações são do

Jornal O Dia
GNet

Matérias Relacionadas

Saúde

Não há casos da nova variante identificados no Brasil, diz ministério

Variante B1.1.529 foi batizada de Omicron
Não há casos da nova variante identificados no Brasil, diz ministério
Esportes

Flamengo e Palmeiras buscam a glória eterna da Libertadores

O jogo coloca frente a frente os dois últimos vencedores da competição (o Rubro-Negro da edição 2019 e o Verdão da edição 2020)
Flamengo e Palmeiras buscam a glória eterna da Libertadores
Saúde

Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países

Variante Ômicron preocupa autoridades sanitárias
Covid-19: ministro anuncia proibição de voos oriundos de seis países
Saúde

Anvisa recebe pedido para uso emergencial de medicamento contra covid

O molnupiravir é fabricado pela empresa Merck Sharp & Dohme
Anvisa recebe pedido para uso emergencial de medicamento contra covid
Ver mais de Brasil