Economia
Arroz e feijão estão entre os alimentos mais desperdiçados no Brasil
O arroz lidera a lista: representa 22% do montante jogado no lixo. Ele é seguido pela carne bovina, que totaliza 20% dos alimentos desperdiçados. Já o feijão e o frango registraram 16 e 15%, respectivamente.
Para o analista da Secretaria de Inovação da Embrapa, Gustavo Porpino, os dados mostram um desperdício similar em todas as classes.
“O interessante é que a gente esperava que, no contexto da classe média baixa, o desperdício de alguns alimentos, principalmente frango e carne, fosse percentualmente menor do que nas classes A e B. Mas os dados da pesquisa não mostram isso. Mostram um desperdício similar em todas as classes sociais e em diferentes regiões.”
Entre os motivos do desperdício apontados pelos pesquisadores está a busca pelo sabor e a preferência pela abundância dos consumidores brasileiros.
“A gente percebe que quando esse preparo constante do alimento no lar está aliado a valorização da abundância, ao não planejamento das refeições, isso aumenta a propensão de haver o desperdício de alimentos."
O levantamento aponta ainda que a maioria das famílias, ou seja 68%, valoriza ter despensa e geladeira cheias. Os pesquisadores ouviram mais de 1.700 famílias brasileiras.
Reportagem, Cintia Moreira / Agência Rádio Mais
Matérias Relacionadas
Política
Desgoverno potencializa desgaste vermelho em SC
Confira os bastidores da política com o comentarista Cláudio Prisco Paraíso

Geral
Estados discutem criação da Ferrosul para integrar malha ferroviária entre RS, SC, PR e MS
Uma comissão formada por integrantes dos quatro estados foi criada para participar do debate nacional sobre a renovação das concessões ferroviárias e defender os interesses comuns.

Segurança
Jovem é preso com 3 kg de cocaína no corpo ao tentar viajar da capital catarinense para a França
Suspeito de tráfico internacional de drogas foi preso no Aeroporto Internacional Hercílio Luz

Segurança
Operação mira quadrilha que aplicava golpes do falso sequestro mediante extorsão por telefone
Os investigados respondem pelos crimes de estelionato e associação criminosa
