Mudanças

Anatel propõe mudanças em índice usado para calcular reajustes de telefonia fixa

11 Nov 2016 - 11h05
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está estudando mudanças no cálculo de um índice que é usado para calcular os reajustes de tarifas de telefonia fixa. A nova metodologia de cálculo do Fator de Transferência X foi apresentada hoje (10) e vai passar por consulta pública por 45 dias.

O Fator X, como é conhecido, é um índice que considera os ganhos de produtividade das empresas. Todos os anos, as tarifas do plano básico de telefonia fixa são corrigidas pelo Índice dos Serviços de Telecomunicações e sobre esse valor é descontado o Fator X. Portanto, quanto maior o ganho de produtividade das concessionárias, maior será o Fator X, e, consequentemente, menor será o reajuste que é aplicado nas tarifas.

Uma das principais mudanças propostas pelo conselheiro Otávio Rodrigues é não considerar os dados de produtividade do serviço de banda larga fixa no cálculo do Fator X, o que poderá fazer com que o índice seja menor. A proposta do regulamento também prevê que o cálculo do Fator X seja feito individualmente por concessionária e não mais um valor único para todas as empresas.

Outra mudança proposta é a de fazer o cálculo do Fator X anualmente, e não a cada cinco anos, como é atualmente. Também será necessário considerar no cálculo do Fator X os processos de incorporações societárias das operadoras.

Segundo o relator, as mudanças vão permitir uma maior transparência ao cálculo do Fator X, permitindo prever ganhos de produtividade das empresas. O conselheiro disse que o Ministério da Fazenda será informado sobre as mudanças, pois o reajuste das tarifas tem impacto nos índices de inflação.

 

Agência Brasil

Matérias Relacionadas

Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul

Evento promete explorar os horizontes da exploração espacial e inspirar inovação.
Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Ver mais de Brasil