Brasil

Alimentos Saudáveis são preparados com produtos da biodiversidade

19 Abr 2019 - 05h40Por Ministério da Agricultura

“A terra é uma mãe, aquela que ampara seu filho”. É assim que a agricultora familiar Maria Luzinete, de 63 anos, descreve sua relação com a natureza. Moradora do povoado Lagoa da Volta, no município de Porto da Folha, em Sergipe, Netinha, como é conhecida na comunidade, vive do preparo de alimentos feitos com produtos do sertão.

Mãe de três filhos, Netinha sempre se preocupou em preparar alimentos saudáveis com produtos plantados, ali mesmo, na sua terra. Filha de agricultores familiares, desde a infância ela está envolvida com o plantio e o uso de plantas nativas para comer e tratar doenças.  

Uma das plantas utilizadas por Netinha na comunidade é a moringa, que tem alto valor nutricional e medicinal. O chá da folha da moringa, por exemplo, é recomendado para tratamentos de diabetes e colesterol.

A moringa serviu de base da massa do bolo feito por Netinha e selecionado para integrar o Receituário “Saúde, Saberes e Sabores”, compilação de 23 receitas produzidas por mulheres de 20 países da América Latina e Caribe. O receituário foi publicado no ano passado pela ONU, no âmbito da campanha Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos.

Netinha aprendeu a receita do bolo de Moringa com a Associação de Mulheres Resgatando sua História. Por meio da associação, ela e outras mulheres conquistaram o respeito da comunidade.

O LIVRO DE RECEITAS foi organizado para homenagear as mulheres rurais, valorizar a alimentação saudável e promover o consumo de produtos da agricultura familiar.

Nos arredores da capital do Brasil, outra agricultora familiar também se destaca na comunidade por desenvolver receitas com frutos típicos do cerrado. A produtora Juliana de Souza, moradora da Bacia do Pipiripau, região de Planaltina, em Brasília, se tornou referência no trabalho de extrativismo e na produção de alimentos típicos.

Juliana começou seu trabalho como instrutora de outras mulheres sobre extrativismo no cerrado. Depois de adquirir sua propriedade rural, se tornou empreendedora e se destaca na região com a realização de buffet e coffee break com produtos da agricultura familiar.

Uma das receitas trabalhadas por Juliana é o bolo de banana com Jatobá, que também foi incluída no livro de receitas da ONU. 

A produtora se orgulha e comemora o retorno do concurso que foi muito positivo. O bolo se tornou um dos produtos mais populares nas feiras em que participa. Rico em nutrientes como o ferro e fibras, o jatobá também serve para fins medicinais, principalmente para pessoas com anemia e diabéticos. A casca do fruto é aproveitada para chás e a seiva da árvore tem propriedades curativas para diversas enfermidades, incluindo problemas pulmonares.

Juliana também trabalha com cajuzinhos do cerrado, molhos agridoce feitos de cagaita, doces de araticum, de pequi, além de tortas, bolos e pães com castanhas de baru, entre outros frutos nativos da região. A produção é toda artesanal, feita por ela, o filho, o esposo e mais duas mulheres da comunidade.

Com o rendimento, a família já conseguiu construir uma cozinha industrial na propriedade, mas ainda enfrenta dificuldades para adaptar a produção aos critérios de registro dos produtos. Mesmo com os desafios, Juliana conta que tem se voltado cada vez mais para a terra e seus benefícios.

Juliana quer buscar investimentos para avançar no projeto do buffet da agricultura familiar e sonha em trocar experiências com outras propriedades nacionais e até internacionais que trabalham com extrativismo.

Essas mulheres participaram 4ª edição da campanha #Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos, cujo o objetivo é dar visibilidade ao trabalho das mulheres do campo.

 

Matérias Relacionadas

Geral

São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação

Celebração acontece nesta quinta-feira (28) com dia recreativo para a comunidade e anúncio de novas obras.
São João do Itaperiú comemora 32 anos de emancipação
Geral

Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos

Segundo o IBGE, foram registrados 2,54 milhões de nascimentos
Nascimentos no país atingem em 2022 menor patamar em 45 anos
Geral

Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul

Evento promete explorar os horizontes da exploração espacial e inspirar inovação.
Engenheiro da NASA fará palestra em Jaraguá do Sul
Política

Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC

Na agenda, nenhum compromisso político
Casal Bolsonaro passará feriadão de Páscoa em SC
Ver mais de Brasil