Eleições 2020
Olimpíada

A duas provas da aposentadoria, Phelps diz que "ficha começa cair"

12 Ago 2016 - 15h22
“Acho que a ficha começou a cair hoje de manhã. Só vou botar o uniforme mais duas vezes e só vou ter de ficar cansado duas vezes depois de hoje. São pequenas coisas de cada dia. Hoje foram meus últimos 200 m medley na vida, o que é maravilhoso. É impressionante pensar que há mais de 20 anos eu aprendi a nadar e que agora tudo está terminando”, afirmou Phelps.

Nesta quinta-feira, o norte-americano caiu na água duas vezes: para a final dos 200m medley e para a semifinal dos 100m borboleta. A vitória na primeira prova fez com que Phelps se tornasse o primeiro nadador tetracampeão olímpico da história.

“Meu corpo está doendo, minhas pernas doem, eu estou cansado, mas eu mandei mensagens para alguns amigos, e as mensagens de inspiração que eles me mandaram me ajudaram muito. Fiquei pensando nisso nos últimos 50 metros de hoje. Foi o que me levou até onde eu tenho de chegar. Eu realmente estava com uma dor horrível, mas me forcei a ficar na água e ficar até o fim”.

Depois de quatro medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos de Londres-2012, Phelps anunciou que se aposentaria das piscinas. Dois anos mais tarde, ele voltou a competir, visando a Rio-2016.

“Eu sabia, quando comecei a voltar, que o processo não seria fácil. Eu teria de passar pela dor se quisesse um resultado final. É algo que teria de fazer, mas estava em um momento disposto a fazer isso. Voltei com o maior peso que tinha na vida, mas me senti um garoto de novo. Me senti como quando tinha 18 anos. Foram alguns dos melhores treinos da minha vida, e esse foi um dos únicos motivos para voltar até onde eu estava e competir com esse nível de forma uniforme”, continuou Phelps.

“Lembro de um GP em que eu me perguntei: ‘O que eu estou fazendo aqui nadando de novo? Estou nadando mal, estou lento’. Por algum motivo, tive de confiar no Bob (Bowman, técnico de Phelps). Confiei nele quando tinha 11 anos, e ele nunca me deixou na mão. Foi assim de novo”, completou.

Matérias Relacionadas

Economia

Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS

A nova possibilidade poderá ser usada em 2021
Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS
Economia

Confiança do Consumidor tem primeira queda desde maio

Pesquisa foi feita pela Fundação Getulio Vargas
Confiança do Consumidor tem primeira queda desde maio
Educação

Censo mostra que ensino a distância ganha espaço no ensino superior

Em 2018, as matrículas dos calouros representavam 39,8% do total
Censo mostra que ensino a distância ganha espaço no ensino superior
Esportes

Jaraguá e Tubarão empatam no clássico catarinense

Empate mantém a equipe do Tubarão na liderança do Grupo C, enquanto o Jaraguá sobe para o quinto lugar.
Jaraguá e Tubarão empatam no clássico catarinense
Ver mais de Brasil