Olimpíada

A duas provas da aposentadoria, Phelps diz que "ficha começa cair"

12 Ago 2016 - 15h22
“Acho que a ficha começou a cair hoje de manhã. Só vou botar o uniforme mais duas vezes e só vou ter de ficar cansado duas vezes depois de hoje. São pequenas coisas de cada dia. Hoje foram meus últimos 200 m medley na vida, o que é maravilhoso. É impressionante pensar que há mais de 20 anos eu aprendi a nadar e que agora tudo está terminando”, afirmou Phelps.

Nesta quinta-feira, o norte-americano caiu na água duas vezes: para a final dos 200m medley e para a semifinal dos 100m borboleta. A vitória na primeira prova fez com que Phelps se tornasse o primeiro nadador tetracampeão olímpico da história.

“Meu corpo está doendo, minhas pernas doem, eu estou cansado, mas eu mandei mensagens para alguns amigos, e as mensagens de inspiração que eles me mandaram me ajudaram muito. Fiquei pensando nisso nos últimos 50 metros de hoje. Foi o que me levou até onde eu tenho de chegar. Eu realmente estava com uma dor horrível, mas me forcei a ficar na água e ficar até o fim”.

Depois de quatro medalhas de ouro e duas de prata nos Jogos de Londres-2012, Phelps anunciou que se aposentaria das piscinas. Dois anos mais tarde, ele voltou a competir, visando a Rio-2016.

“Eu sabia, quando comecei a voltar, que o processo não seria fácil. Eu teria de passar pela dor se quisesse um resultado final. É algo que teria de fazer, mas estava em um momento disposto a fazer isso. Voltei com o maior peso que tinha na vida, mas me senti um garoto de novo. Me senti como quando tinha 18 anos. Foram alguns dos melhores treinos da minha vida, e esse foi um dos únicos motivos para voltar até onde eu estava e competir com esse nível de forma uniforme”, continuou Phelps.

“Lembro de um GP em que eu me perguntei: ‘O que eu estou fazendo aqui nadando de novo? Estou nadando mal, estou lento’. Por algum motivo, tive de confiar no Bob (Bowman, técnico de Phelps). Confiei nele quando tinha 11 anos, e ele nunca me deixou na mão. Foi assim de novo”, completou.

Matérias Relacionadas

Segurança

Homem descobre pênis decepado dentro de pote no jardim da casa da mãe

O filho é jardineiro e cuidava das plantas do jardim da mãe quando se deparou com o conteúdo inusitado no recipiente de vidro
Homem descobre pênis decepado dentro de pote no jardim da casa da mãe
Esportes

Com dois de Pedro, Flamengo derrota Grêmio e avança na Copa do Brasil

Nas semifinais o Rubro-Negro enfrenta o Athletico-PR
Com dois de Pedro, Flamengo derrota Grêmio e avança na Copa do Brasil
Esportes

Copa do Brasil: Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal

Após goleada na ida, Rubro-Negro tem boa vantagem para o confronto
Copa do Brasil: Flamengo e Grêmio duelam em busca de vaga na semifinal
Política

Fusão entre DEM e PSL deve criar super partido de direita no Brasil

Se confirmada a fusão entre DEM e PSL, a sigla deverá ter candidato à Presidência da República em 2022. O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta é uma opção
Fusão entre DEM e PSL deve criar super partido de direita no Brasil
Ver mais de Brasil