dengue
Saúde

Exposição interativa orienta sobre sintomas do AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo.

01 Nov 2018 - 10h41Por Janici Demetrio

Durante toda esta semana, quem visitar o Jaraguá do Sul Park Shopping vai poder conferir a exposição interativa sobre os sintomas do AVC.

A ação é organizada pelo Hospital São José em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado na segunda-feira (30). Conforme a enfermeira Camilla de Abreu, a exposição íntegra a programação da 3ª Semana de Combate ao AVC, promovida pelo Hospital.

A programação da 3ª Semana de Combate ao AVC encerra no próximo sábado (3) com uma caminhada pelas principais ruas do centro de Jaraguá do Sul. A concentração para a caminhada vai iniciar às 9h na Praça Ângelo Piazera. As primeiras 150 pessoas que chegarem irão ganhar uma camiseta.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade adquirida em todo o mundo. Estatísticas brasileiras indicam que o AVC é a causa mais frequente de óbito na população adulta (10% dos óbitos) e consiste no diagnóstico de 10% das internações hospitalares públicas. O Brasil apresenta a quarta taxa de mortalidade por AVC entre os países da América Latina e Caribe.

O médico neurologista, Pedro Weiss, destaca que os AVCs são classificados como hemorrágico ou isquêmico.

Quanto mais rápido o tratamento, maior a chance de recuperação completa. Sendo assim, torna-se primordial a identificação dos sinais de alerta, para reconhecimento de ocorrência de um AVC.  

No ano passado, 268 pessoas foram internadas na Unidade de AVC do Hospital São José. Desse total, 51% eram homens. Conforme a enfermeira Camilla de Abreu, o espaço é exclusivo para o tratamento de pacientes com AVC, através do Sistema único de Saúde. 

 

Matérias Relacionadas

Geral

Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)

A coleta será feita nos bairros Vila Amizade, Recanto Feliz e Imigrantes
Mutirão contra a Dengue acontecerá neste sábado (20)
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Saúde

Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação
Vacina contra a dengue segue disponível para faixa entre 10 e 14 anos
Saúde

Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022

Ainda no cadastro nome do pai foi alterado para 'Morto pelo PT' e endereço modificado para 'Eu amo Bolsonaro'. Prefeitura de Blumenau identificou que dados foram inseridos por usuários em MG e PE; Ministério não respondeu a questionamentos
Moradora de Blumenau busca atendimento médico e descobre estar 'morta' no sistema desde 2022
Ver mais de Saúde