programação de Natal Corupá

Evento na Rua do Papai Noel atraiu centenas de visitantes em Corupá

04 Dez 2017 - 15h47

O evento que foi organizado pela Secretaria de Educação e Cultural, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Infraestrutura e moradores da Rua do Papai Noel, contou com a apresentação do Grupo Encantus, o Grupo de Acordeon da Escola de Música Jazz Band Elite e a chegada do Papai Noel. A Rua do Papai Noel é famosa por ser uma via em que os moradores se unem há mais de 20 anos, nesta época de Natal para enfeitar as casas, as calçadas e o portal de entrada e com isso atraem visitantes de Corupá e cidades vizinhas.

A beleza das luzes e criatividade dos enfeites feitos em cerca de 10 casas da rua surpreende e encanta quem visita o local. Os incentivadores e organizadores desta ação na Rua do Papai Noel são dois moradores: a decoradora Inês Nass e o aposentado Francisco Michalak. Há 30 anos, cada um começou a enfeitar sua casa e depois de alguns anos contagiaram outros moradores da rua que também aderiram à ideia o que levou a Rua Alberto Bauemle a ser batizada de Rua do Papai Noel. A união dos moradores fez com que eles instalassem na entrada da rua um lindo portal que foi feito em 2011 com recursos próprios, assim como todos os anos eles se juntam para montar tudo.

Dona Inês explica que algumas pessoas da comunidade e empresários ajudam com doações, mas que a maioria dos custos é arcado pelos moradores. Como é o caso da casa dela em que centenas de lâmpadas e enfeites são pagos por ela e o marido. “Agradecemos a todos que ajudaram para tornar esta rua cada vez mais bonita. Fazemos tudo isso de coração e para manter vivo o espírito natalino”, comenta Inês.

Este ano para incrementar a programação da Rua do Papai Noel, os moradores montaram um bosque que recebeu uma árvore que foi trazida pela Secretaria de Turismo e Infraestrutura e a qual serviu para a realização da Tannenbaumfest (Festa da Árvore de Natal) pela Secretaria de Educação e Cultura.


O metalúrgico aposentado Francisco Michalak se empenha semanas para montar todos os enfeites da casa onde mora na Rua do Papai Noel e desta vez ajudou no bosque da rua também.  Depois que tudo fica pronto, seu Chico como é conhecido, demonstra uma imensa felicidade em ver tantas pessoas passando nas calçadas batendo fotos da decoração. “Isso tudo aqui para mim é a minha vida é uma alegria de Natal”, conta emocionado.



O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi esteve presente na Tannenbaumfest da Rua do Papai Noel na noite de domingo (3) e destacou a importância da via para o turismo do município. “A Rua do Papai Noel já se tornou um ponto turístico da nossa cidade nesta época de Natal, por isso é importante valorizar estas iniciativas que partem dos moradores que se empenham para manter viva a tradição natalina”, ressalta.

Eventos

A programação de Natal em Corupá foi aberta no dia 24 de novembro na Praça Artur Müller com a inauguração do presépio feito com a fibra da banana pelo Grupo Musas e a chegada do Papai Noel e seguiu com o Natal em Hansa Humboldt no Centro Cultural com apresentação da Banda Jazz Band Elite, Coral Ecumênico, Grupo de Canto Coral da Escola de Música Jazz Band Elite no dia 25 de novembro. Neste fim de semana, a programação contou com a Feira de Artesanato no sábado (2) e a Tannenbaumfest (Festa da Árvore de Natal) na Rua do Papai Noel no domingo (3).


Segundo a assessora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Roseli Siewert, a programação deste ano está sendo realizada com diversas atrações e para todas as idades. “Convidamos toda população para acompanhar e celebrar os eventos natalinos, pois esta época é de confraternização, união e alegria”, comenta.

A programação de Natal em Corupá, é organizada pela Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer, Secretaria de Desenvolvimento Agrícola em parceria com a Associação Empresarial de Corupá (Aciac), Jazz Band Elite, Asbanco, Associação Corupaense de Artesãos (Acart), Grupo Musas e moradores da Rua do Papai Noel.


Confira a programação de eventos natalinos em Corupá que continuam em dezembro:

6/12 – 20h:  Concerto da Orquestra do IFSC com participação especial do Coral do Centro de Cultura Alemã de Jaraguá do Sul, na Paróquia São José, no Centro.

10/12 – 19h: Recital de Cítaras do Centro Cultural Neue Heimat no Auditório do Centro Cultural Hansa Humboldt.

21/12 – 20h: Terno de Reis na Paróquia São José, Centro, com o Grupo de Terno de Reis de Corupá.


23/12 – 18h: O Grande Natal, na Praça Artur Müller com várias atrações e sorteio dos prêmios da Aciac.