Prevenção

Jaraguá do Sul recebe certificado da ONU

15 ABR 2011 • POR • 11h42

Nesta quinta-feira (14), o representante da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD) da ONU, Ricardo Mena, esteve em Florianópolis para a solenidade de certificação dos seis municípios catarinenses, que aderiram a Campanha Mundial para a Redução de Desastres 2010/2011 - Desenvolvendo cidades resilientes: "Minha cidade está se preparando". O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado de Administração. Os municípios certificados, os primeiros do Brasil a aderirem à Campanha, são: Rio do Sul, Tubarão, Itajaí, Florianópolis, Blumenau e Jaraguá do Sul.

Na edição desta quinta-feira do Jornal da Jaraguá, o secretário municipal da Defesa Civil, Jair Alquini, conversou com o apresentador Rogério Tallini sobre a importância do certificado. Ele também comentou a participação em Seminário Internacional de Defesa Civil, em Brasília.

[jwplayer mediaid="93622"]


O governador Raimundo Colombo ressalta que o Governo do Estado por meio da Defesa Civil Estadual é parceria de iniciativas que visam à proteção das comunidades catarinenses em catástrofes naturais. "Somos um Estado que sofre constantemente com os eventos adversos, e precisamos atuar de maneira preventiva para que juntos, poder público e comunidades, estejamos preparados para enfrentá-los".

Autoridades estaduais e municipais, equipes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, entidades da área, universidades e a comunidade são esperadas para a solenidade de certificação. Durante o evento, haverá uma
apresentação oficial da campanha aos municípios participantes, bem como, outros governos locais serão convidados a aderirem.

A Campanha da Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD/ONU) se pauta na crescente urbanização mundial e nos problemas decorrentes de uma ocupação desordenada em contraponto à necessidade de prever riscos e criar ferramentas de adaptação e de enfrentamento para construção de cidades mais seguras. O objetivo geral da campanha é construir comunidades urbanas resilientes, sustentáveis e seguras.