Novo prazo

Edital da duplicação da 280 deve ser relançado este mês

14 MAI 2011 • POR • 12h50

O DNIT está fazendo um mutirão na Coordenação Geral de Licitações para resolver os problemas da licitação do edital de duplicação da BR 280, entre Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul. A declaração foi dada pelo superintendente estadual do Departamento de Infraestrutura e Transportes, João José dos Santos, ao jornal A Notícia de sexta-feira.

Segundo o superintende, o novo compromisso assumido pelo DNIT é de lançar a nova versão do edital até o final deste mês e, se tudo correr bem, começar as obras até setembro.

O primeiro edital, suspenso em dezembro, seria relançado inicialmente no final de janeiro. Depois passou para fevereiro, mas nada aconteceu. O prazo dado em seguida, a primeira quinzena de maio de 2011, está próximo de vencer, mas antes que mais uma promessa se desfaça o DNIT deu novo fôlego à discussão sobre a obra.

A expectativa é de que até a última terça do mês - durante a reunião do conselho do departamento - se tenha a autorização para relançar o edital. O superintendente do DNIT alega que muitas empresas que participaram pediram revisões de soluções técnicas, atualizações de alguns itens. A parte de engenharia está praticamente pronta e agora o trabalho se concentra no orçamento.

O superintendente disse que o valor da licitação do trecho - que não inclui a ponte sobre o Canal do Linguado e está orçado em R$ 940 milhões - deve sofrer alterações, mas o preço final ainda será definido. Santos também disse que não houve mudanças no projeto e admite que a demora de cinco meses na revisão do edital não era esperada.

"É difícil evitar questionamentos. É uma obra muito complexa, com dois túneis, áreas com solo de baixa resistência, mais de 30 viadutos. Acredito que já foi buscado entendimento dos itens questionados e não acredito em novas suspensões. Mas não depende só do DNIT", reforça.

A previsão do primeiro edital era de que o primeiro trecho totalmente duplicado, entre São Francisco e a BR-101, esteja pronto 29 meses após o início das obras.