Geral

Al-Qaeda nomeia egípcio como substituto interino de Osama bin Laden, diz CNN

18 MAI 2011 • POR • 11h32

O egípcio Saif Al-Adel, de 50 anos, foi nomeado pela organização terrorista Al-Qaeda para substituir Osama bin Laden como novo líder interino na terça-feira, de acordo com o ex-integrante da rede na Líbia, Noman Benotman. As informações são da rede CNN.

Al-Adel, também conhecido como Muhamad Ibrahim Makkawi, foi integrante das forças especiais egípcias e comandava a facção da Al-Qaeda em seu país. Segundo Benotman, que abandonou a ideologia da rede após duas décadas, a escolha foi feita em decorrência da falta de atitude da Al-Qaeda para nomear um novo chefe desde que os Estados Unidos anuciaram a morte de Bin Laden.

No entanto, conforme Benotman disse à CNN, a decisão pode gerar tensões entre núcleos da Al-Qaeda, pois Al-Adel foi escolhido em uma reunião de urgência envolvendo de seis a oito líderes na região da fronteira do Paquistão com o Afeganistão, frente à impossibilidade de reunir todos os chefes em um encontro formal.

O ex-integrante da rede terrorista lembrou ainda que representantes sauditas e iemenitas não devem concordar com a escolha. Estes membros acreditam que o sucessor de Bin Laden deveria representar a Península Arábica, uma região considerada sagrada pelos muçulmanos.

Fonte: Zero Hora