Geral

Incêndio destrói parte de fábrica de molduras em São Ludgero, no Sul de Santa Catarina

21 MAI 2011 • POR • 12h21

Um incêndio de grandes proporções destruiu parcialmente a fábrica de molduras H.effting no início da noite desta sexta-feira no Bairro Industrial, no município de São Ludgero, no Sul de Santa Catarina. O incidente começou às 18h, e segundo previsão do Corpo de Bombeiros, só deve ser completamente dominado ao longo deste sábado.

O fogo teria começado numa caldeira da empresa. No momento só havia um vigilante e um caldeirista no local. Os cerca de 80 funcionários já haviam ido embora. Ao perceber a fumaça na caldeira, o fucionário responsável pelo equipamento acionou os bombeiros que chegaram em 20 minutos.

Como a cidade não tem a corporação, foi necessário deslocamento do município vizinho de Braço do Norte. Bombeiros de Tubarão, Criciúma e Orleans também foram chamados, para evitar que o incêndio atingisse uma fábrica de copos plásticos que fica ao lado.

Em poucos minutos, três dos cinco pavilhões da empresa cheios de madeira, foram tomados pelas chamas. A área incinerada equivale a dois campos de futebol. Os bombeiros tiveram dificuldade de controlar o fogo porque a matéria-prima - lâminas de compensado - é de fácil combustão.

O clarão do incêndio e a fumaça podiam ser visto a quilômetros de distância, o que atraiu centenas de moradores. Muitos deles ajudaram a retirar a madeira dos pavilhões não atingidos, para evitar perda maior de estoque. Funcionários que já haviam ido embora retornaram a empresa para ajudar.

À noite, quatro caminhões dos bombeiros e 15 homens trabalhavam no combate ao fogo.

DIÁRIO CATARINENSE