Geral

Consumidores da classe C devem ter cautela nas compras, alerta Fecomércio

24 MAI 2011 • POR • 11h31

O consumidor catarinense foi com sede às compras nos últimos meses. Mas agora chegou a hora em que ele deve apertar o cinto. O alerta vale, principalmente, para a classe C.

A fatia de dívidas em atraso, entre as famílias com renda mensal de até 10 salários mínimos, aumentou 36% de abril para maio.

Os dados foram levantados pela Fecomércio de SC. Em abril, 25% dos consumidores desta faixa estavam com dívidas ou contas em atraso. Em maio, este índice aumentou para 34%.

Na média geral, o percentual de inadimplentes cresceu de 22,5%, no mês passado, para 29,7% em maio. A pesquisa considerou inadimplentes as famílias que estão com qualquer tipo de conta, como uma fatura ou uma parcela do cartão de crédito, atrasada em pelo menos um dia.

O número de famílias endividadas, ou seja, que têm prestações a pagar, subiu de 86,2%, em abril, para 90,3% neste mês. Em maio de 2010, o percentual era de 74,3%.

Chama a atenção o dado de que os consumidores com renda familiar de até 10 salários mínimos por mês puxaram para cima os índices de inadimplência e endividamento. Entre as famílias que recebem mais do que este valor, os índices caíram.

Fonte: Diário Catarinense