Cultura

Grupo Regenwalde Tanzgruppe de Jaraguá do Sul, faz turnê pela Europa

26 MAI 2011 • POR • 17h40

Presidente do Regenwalde Tanzgruppe Fredy Krueger entregando a placa para o Prefeito de Regenwalde na Polônia e o Sr. Fred Ullrich

Nesta quarta-feira, 25, o Prefeito da cidade Pomerana de Regenwalde, hoje pertencente à Polônia, recepcionou de forma festiva o Grupo Folclórico Regenwalde Tanzgruppe que está fazendo uma turnê pela Europa. Antes disso, o Grupo já havia realizado duas outras apresentações, uma na terça-feira, dia 17, em Haubern no estado de Hessen e outra no sábado, dia 21, com o Grupo IHNA na cidade de Erlangen, no estado da Baviera.

Em Regenwalde, cidade de origem da família Weege, o prefeito Arkadiusz Czerwinski, surpreendeu a todos pela maneira calorosa que recebeu os dançarinos, dedicando-se inteiramente ao grupo e afirmando que esta foi a primeira vez que brasileiros visitaram sua cidade.

O prefeito acompanhou pessoalmente o grupo mostrando obras realizadas na cidade, sempre reiterando a satisfação de ter uma visita tão importante. Após uma visita nas dependências da escola, no Ginásio da cidade, a administração municipal de Regenwalde, prestou uma homenagem ao grupo, agradecendo a visita. Os alunos da escola realizaram uma demonstração de uma parte da cerimônia de formaturaatravés de que acontece uma dança, que também é conhecida pelos grupos folclóricos de Jaraguá do Sul: a polonese, dançada geralmente para iniciar o baile em sociedades ou encontros folclóricos.

Na seqüência o grupo Regenwalde Tanzgruppe realizou apresentações de danças gaúchas, pomeranas e brasileiras. O público, entre alunos, professores, comunidade e autoridades locais estiveram presentes e aplaudiram intensivamente o grupo de Jaraguá do Sul.

O presidente do Grupo, Fredy Krueger, entregou ao prefeito uma placa alusiva aos 150 anos da imigração pomerana em Santa Catarina, onde estavam estampadas as bandeiras brasileira e polonesa, com dizeres em português e polonês.

A comitiva da Prefeitura também entregou presentes a todos os integrantes do grupo enfatizando mais uma vez a alegria em receber os brasileiros, demonstrando um grande interesse em visitar o Brasil para conhecer os pomeranos brasileiros. Para finalizar foi oferecido ao grupo um almoço no Restaurante Rega.

Para os integrantes do Regenwalde Tanzgruppe foi uma satisfação muito grande conhecer a cidade que deu origem ao nome do Grupo e de onde partiu para o Brasil Sr. Carl Weege, bisavô do Sr. Wandér Weege, administrador da Malwee Malhas que é apoiadora cultural do grupo.

O apresentador do programa Deutsche Musik,Fred Ullrich, que vai ao ar de segunda a sábad na Rádio Jaraguá, tambem está acompanhando o grupo nesta turnê.