Câmara

Partidos Políticos e Vereadores fizeram uma reunião para debater o número de vereadores na câmara

2 JUN 2011 • POR • 15h24

Presidentes de partidos políticos e vereadores se reuniram na tarde desta quarta-feira, 1º, para debater a emenda à Lei Orgânica que altera o número de vereadores na próxima legislatura, a ser votado no próximo dia 9. Os partidos representados foram o DEM, PSDB, PMDB, PR, PV, PC do B, PSB, PT e também o PP, PDT e PPS, atualmente sem representação na Câmara.

O objetivo foi ampliar a discussão sobre a matéria, trazendo à baila a emenda 58, da Constituição Federal, que trata da composição das Câmaras Municipais, estabelecendo um limite de vereadores seguindo as faixas populacionais. Também foi apresentado um parecer do Instituto Brasileiro de Administração Municipal, que aponta a exigência de um limite mínimo de vagas a ser observado. Conforme o parecer, o mínimo de vereadores estabelecidos na Lei Orgânica deve ser superior ao limite fixado no patamar anterior. Portanto, no caso de Jaraguá do Sul, de 17 vereadores.

As explicações foram feitas pelo departamento Jurídico da Casa. De encaminhamento, os partidos que ainda não fecharam questão ficaram de reunir suas executivas para levar as informações e decidir sua posição. Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, às 17 horas, na sala em U da Câmara.

[jwplayer mediaid="92568"]

 

O juiz eleitoral, Edenilson da Silva, deve se manifestar na tarde desta quinta-feira sobre o número de vagas na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção loca, Rafael Rocha Lopes, prefere aguardar o parecer da Câmara de Vereadores sobre o tema para depois se manifestar oficialmente à Rádio Jaraguá.

 

Foi sepultado na manhã desta quinta-feira, o corpo do diretor financeiro da Câmara de Vereadores, Adejaime Reitz, de 50 anos. Adejaime morreu na madrugada de ontem, de problemas cardíacos. Além de diretor financeiro da Câmara, ele foi secretário executivo da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, no início da década de 1990.