Geral

Alemanha quer evitar conclusões precipitadas sobre possível vetor da bactéria E.coli

6 JUN 2011 • POR • 11h32

O ministro da Saúde da Alemanha, Daniel Bahr, advertiu contra qualquer conclusão precipitada sobre os brotos de feijão como possível vetor da bactéria letal E.coli.

- Temos, é verdade, indícios claros de que uma empresa de Uelzen (norte) é aparentemente uma fonte de infecção, mas devemos esperar a confirmação dos exames de laboratório - disse ao canal público ARD.

O ministro acredita que os exames serão concluídos na terça-feira. Mas Bahr aconselhou os consumidores a continuar evitando tomates, pepinos e saladas cruas, além de sementes germinadas e brotos de vegetais.

O ministro da Agricultura da Baixa Saxônia (norte), Gert Lindemann, anunciou no domingo que os brotos de feijão e sementes germinadas cultivadas neste estado regional podem ser a causa da epidemia da bactéria Eceh, que provocou 22 mortes na Europa, 21 delas na Alemanha.

Os ministros da Agricultura e de Segurança Alimentar da Europa estão convocados para uma reunião extraordinária em Luxemburgo sobre a bactéria E.coli e suas consequências para os produtores de verduras. A reunião deve fazer um balanço da situação do ponto de vista do mercado de hortaliças, mas também do ponto de vista da segurança alimentar.

 

Fonte: AFP