Geral

Aeroportos de Santa Catarina voltam a operar normalmente depois de 61 cancelamentos

11 JUN 2011 • POR • 12h30

Os aeroportos de Santa Catarina voltaram a funcionar normalmente no início da noite desta sexta-feira. Durante 24 horas, todos os voos com origem ou destino a Buenos Aires e Porto Alegre - e alguns com escala em Florianópolis e Chapecó - foram cancelados devido à nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue. Segundo a Infraero, não houve mais cancelamentos desde as 19h desta sexta.

A nuvem chegou a Florianópolis por volta das 10h da manhã desta sexta, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), e obrigou os passageiros a esperarem por horas até a regularização. As cinzas podem provocar desde obstrução na turbina a falhas no motor e perda de impulso da aeronave (veja o infográfico abaixo).

Em Florianópolis, o aeroporto Hercílio Luz iniciou os cancelamentos às 19h de quinta-feira para os voos com os dois destinos restritos A companhia aérea Gol chegou a antecipar quatro voos para o início da madrugada, antes da chegada da nuvem, para evitar cancelamentos. Ao todo, foram registrados pelo menos 43 cancelamentos, entre eles seis para aeroportos paulistas, quatro para cariocas e um para o aeroporto brasiliense - todos que viriam de Porto Alegre.

Em Navegantes, no aeroporto internacional Ministro Victor Konder, até as 10h30min de sexta, nenhum avião havia decolado. Pelo menos 11 cancelamentos foram registrados. As companhias aéreas retomaram pela tarde as operações, mas tiveram de cancelar pelo menos dois voos com origem ou destino a Porto Alegre no começo da noite.

No aeroporto de Chapecó, Serafim Enoss Bertaso, apenas os voos com origem ou escala em Florianópolis foram cancelados - ao todo, quatro voos. A situação foi normalizada por volta das 17h de sexta-feira.

No Norte de SC, em Joinville, o aeroporto Lauro Carneiro de Loyola cancelou três dos seis voos diários programados - um da Gol e dois da Azul. Já no período da tarde, os aviões voltaram a decolar e não haverá novos cancelamentos.

Por volta das 19h, segundo a FAB, o Volcanic Ash Advisory Centre da Argentina registrou a dissipação total das cinzas nos estados de SC e PR, ficando a nuvem concentrada no Rio Grande do Sul. A previsão é de que a partir das 23h, a nuvem esteja integralmente em cima do oceano.

DIÁRIO CATARINENSE