Educação

Oposição quer impugnar a eleição da União Catarinense dos Estudantes

13 JUN 2011 • POR • 18h21

O presidente do Diretório Central dos Estudantes da Católica de Santa Catarina, Luiz Fernando Almeida, comentou nesta manhã a confusão ocorrida neste domingo, durante a votação para o novo comando da União Catarinense de Estudantes, em Jaraguá do Sul. O candidato a presidência pela chapa da oposição, Edenilson do Nascimento Peter, estudante de Florianópolis, disse que as urnas sumiram depois que ele pediu a recontagem dos votos, porque suspeitava de fraudes. Luiz Fernando Almeida afirmou que foram inseridos crachás falsos em meio aos verdadeiros para executar a fraude.

[jwplayer mediaid="92240"]

A eleição para os novos delegados, que terminou em 69 votos para os representantes das universidades públicas e 66 para os representantes das particulares, foi organizada pela União da Juventude Socialista (UJS), comandada pelo braço jovem do PCdoB. Um homem, segundo Almeida, ligado ao PCdoB, agrediu um dos estudantes que tentava reaver a urna e fugiu em um carro.

[jwplayer mediaid="92242"]

De acordo com Almeida, a oposição vai tentar impugnar a eleição, com uma ação na justiça.

[jwplayer mediaid="92244"]

O vereador e presidente do PCdoB, Jean Carlo Leutprecht, informou nesta manhã que o diretório local do PCdoB nada tem a ver com o que aconteceu neste domingo. Ele informou que participou da abertura e esteve no sábado no local da votação e que só ficou sabendo do ocorrido na noite de ontem.