Serviço

Audiência pública apresenta São Camilo à comunidade

13 JUN 2011 • POR • 18h38

Cerca de 150 pessoas estiveram no auditório da Fameg/Uniasselvi na noite de quinta-feira para audiência pública que apresentou a São Camilo à comunidade. A São Camilo é a instituição que deve administrar a gestão do Hospital Santo Antônio de Guaramirim. Segundo o prefeito Nilson Bylaardt e o secretário municipal de Saúde, João Deniz Vick, o resultado da audiência foi muito positivo.

O secretário Vick apresentou os números de atendimentos atuais do hospital, entre eles a média mensal de atendimentos ambulatoriais, que é de 4.080 e deve passar para mais de 7,5 mil/mês caso o convênio seja firmado.

Após a apresentação da São Camilo, o diretor administrativo da Beneficência Camiliana do Sul, Cláudio Marmentini, também apresentou alguns números. Hoje a São Camilo, que administra 48 hospitais, tem aproximadamente 3,5 mil leitos, realiza 11,6 mil cirurgias por mês e mais de 4 mil partos.

O plano operativo para o Hospital Santo Antônio prevê atendimentos de atenção à saúde, urgência e emergência, média complexidade (por causa da capacidade do próprio hospital) e hemoterápico.

Além do aumento nos atendimentos, depois que o centro cirúrgico começar a funcionar, o hospital passará a oferecer os serviços de obstetrícia, cirurgias e ortopedia.

Hoje a média mensal de repasse de verbas para manutenção do hospital é de R$ 435 mil, com a nova gestão passa para R$ 550 mil. O que justifica o valor são os investimentos que a instituição deve fazer no patrimônio público e a manutenção do centro cirúrgico com pagamento de médicos e profissionais.

Segundo o assessor jurídico da São Camilo, Anacleto Canan, todo o investimento ficará no município. "Nada vai sair de Guaramirim. Tudo o que for investido vai ficar aqui. As únicas coisas que vamos levar são o amor e o respeito daquelas pessoas que vamos atender", destacou.

Outra preocupação é com os atuais funcionários do hospital, mas o prefeito, o secretário, o procurador-geral do município, Fagner Azambuja, e os representantes da São Camilo, garantiram que 50% devem ser mantidos e o restante será incorporado ao quadro de funcionários da Secretaria de Saúde.

O Hospital Santo Antônio passará a se chamar Hospital Padre Mathias Maria Stein, caso o convênio seja firmado. Os atendimentos deverão ser divididos entre SUS (70%), particular e convênio (30%).

A direção nacional da São Camilo fará uma visita a Guaramirim no dia 16 de julho, data em que o prefeito pretende assinar o convênio. Para isso falta ainda a aprovação do Conselho Municipal de Saúde.