Geral

Alunos catarinenses são premiados por vídeo sobre crack em Brasília

21 JUN 2011 • POR • 11h16

Quatro estudantes catarinenses foram condecorados pela Secretaria Nacional Antidrogas em Brasília, por trabalhos sobre o crack. Eles foram homenageados na segunda-feira em uma cerimônia no Palácio do Planalto e receberam R$ 9 mil de prêmio.

No total, 80 jovens de todo o país foram selecionados, com a produção de cartazes, vídeos, fotografias e trabalhos de conclusão de cursos superiores. A cerimônia marcou o início da Semana contra o abuso e o tráfico de drogas, que vai até o próximo domingo. Ao lado do ator Marcos Frota, criador da Universidade do Circo, os pequenos Andriéli dos Santos, de Vargem Bonita, Lucas Bison, de Concórdia, e Ana Lara Formaio, de Joaçaba, foram premiados pelos cartazes que desenharam. Fábio Júnior Cattani, de Guarujá do Sul, foi o vencedor na categoria vídeo.

- A gente mostrou uma pessoa na criminalidade, sem apoio, sem conhecimento. A educação, para esse dependente, não vale nada. Aí ela passa a frequentar o colégio e acaba trabalhando para mudar a sociedade - diz Cattani, explicando o vídeo premiado, feito durante as aulas de informática.

Para a secretária nacional de Políticas Sobre Drogas, Paulina Duarte, além do engajamento dos alunos, é fundamental o incentivo dos professores.

- Se o professor é crítico, e tem noção adequada sobre a questão das drogas, será um modelo positivo para as crianças- comenta Paulina.

Fonte: A Noticia