Geral

Novos confrontos na Grécia marcam dia crucial para a Europa

29 JUN 2011 • POR • 11h31

A manhã desta quarta-feira em Atenas foi de muitos confrontos entre manifestantes e policiais, que usaram gás lacrimogêneo, poucas horas antes da votação do projeto de orçamento de austeridade no Parlamento. A votação é crucial para a continuidade da ajuda financeira internacional à Grécia, assim como para a Eurozona, ameaçada no caso de 'default' (interrupção de pagamentos) deste país.

Os policiais enfrentaram um grupo de 400 manifestantes de esquerda diante do Hotel Hilton, perto do centro da capital griega. Os ativistas, que tentavam se aproximar da praça Syntagma, foram dispersados com o uso de bombas de gás lacrimogêneo.

- Desde o ano passado o governo decidiu destruir o funcionalismo público e as universidades. Nós pedimos eleições, caso contrário permaneceremos nas ruas durante um mês - afirmou Alexander, um estudante do quarto ano de Economia.

O projeto de orçamento, que prevê cortes de 28,4 bilhões de euros e privatizações que devem render 50 bilhões de euros aos cofres do Estado até 2015, enfrenta a enérgica oposição dos sindicatos, que iniciaram na terça-feira uma greve geral de 48 horas.

Fonte: AFP