Geral

Governo grego ordena investigação após batalha campal em Atenas

30 JUN 2011 • POR • 11h24

O governo grego ordenou uma investigação dos violentos confrontos, sobretudo da atuação policial, nos protestos de quarta-feira em Atenas contra o plano de ajuste aprovado pelo Parlamento, que deixaram mais de 100 feridos.

A investigação foi ordenada pelo ministro de Proteção do Cidadão, Christos Papoutsis, após a divulgação de vídeos que mostram a ação de pessoas encapuzadas contra manifestantes violentos.

- Papoutsis ordenou ao chefe da polícia uma investigação minuciosa para esclarecer o caso das imagens exibidas pelo canal de televisão privado Alter na quarta-feira à noite - afirma um comunicado ministerial.

Centenas de manifestantes violentos e de policiais se enfrentaram na quarta-feira durante horas em uma verdadeira batalha campal. As fachadas de quatro agências bancárias e a do Correio Central perto da Praça Syntagma (sede do Parlamento) sofreram graves danos.

Ontem, o Parlamento grego aprovou o controverso plano de austeridade fiscal de cinco anos, conforme prometido aos credores institucionais internacionais. Segundo contagem da agência Dow Jones, o pacote foi aprovado com pelo menos 151 votos favoráveis no Parlamento composto por 300 assentos.

Fonte: AFP