Votação

Aumento no número de vagas repercute em outras regiões

30 JUN 2011 • POR • 16h07

Será nesta noite a primeira votação da Emenda Substitutiva ao Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, que altera o número de vereadores em Jaraguá do Sul. Para ser aprovada em primeira votação, são necessários oito votos favoráveis. Se conseguir os oito votos, a emenda que eleva de 11 para 15 o número de vagas voltará para a segunda votação em dez dias, sendo necessários pelo menos oito votos para ser aprovada e valer a partir de 2013. Se esta emenda substitutiva não conseguir os votos, automaticamente, na sessão de hoje à noite, vai a votação a primeira Emenda à Lei Orgânica, que prevê o aumento de 11 para 19. Esta já foi aprovada em primeira votação e precisa também de oito votos conseguir aprovação.

E o assunto também foi destaque em outras regiões. Repórter Rogério Tallini.

[jwplayer mediaid="91673"]

No Rio Grande do Sul, também repercute o aumento no número de vereadores. Ao vivo, conversamos com a repórter Patrícia Loss, do Jornal do Povo, da cidade de Cachoeira do Sul.

[jwplayer mediaid="91677"]

Os vereadores que se manifestaram contra a proposta de elevar para 15 o número de vagas são Amarildo Sarti, Jaime Negherbon e Ademar Possamai. Os favoráveis são os sete que assinaram a emenda substitutiva: Jean Carlo Leutprecht, Natália Lúcia Petry, Justino da Luz, Lorival Demathê, Francisco Alves, Ademar Brás Winter e Afonso Piazera Neto. Como o projeto precisa de oito votos para ser aprovado, o vereador José Osorio de Avila é quem poderá fazer a diferença.

A repórter Tânia Tarquini conversou com um ex-vereador, que também opina sobre o assunto.

[jwplayer mediaid="91671"]

O presidente do DCE do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Luiz Fernando Almeida, convoca os acadêmicos a acompanhar a sessão desta quinta-feira. Também confirmou que uma mobilização maior acontecerá na segunda votação da emenda, se houver necessidade.

[jwplayer mediaid="91675"]

Ouvintes também deram a sua opinião sobre o aumento de vagas na Câmara. 

[jwplayer mediaid="91669"]