Polícia

Até rubis foram encontrados na casa de Samir Mattar

8 JUL 2011 • POR • 16h05

Claudemir Matias Francisco (PSB) é o prefeito em exercício da Cidade de Barra Velha. Ele assumiu ontem o comando da prefeitura depois que o titular, Samir Mattar (PMDB), foi afastado pela polícia federal, acusado de, junto com um grupo de mais cinco pessoas, desviarem recursos federais destinados a cobrir os prejuízos decorrentes das enchentes novembro de 2008 e de um vendaval em setembro de 2009. Segundo a denúncia do ministério publico, os acusados cobraram propina de empresários para a contração com a administração pública, forjaram documentos, emitiram notas fiscais falsas junto a empresários do ramo da construção civil, para justificar a compra de materiais e a execução de serviços que não foram executados. Foram afastados o prefeito SAMIR MATTAR, o Secretário Jurídico e Secretário de Planejamento EURIDES DOS SANTOS, o presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e presidente da Defesa Civil, MARCELO DOUGLAS METELSKI, o ex-Secretário de Saúde, ALZERINO JOSÉ DE SOUZA. Também perderam as funções o presidente da Câmara dos Vereadores, VALDIR TAVARES e um outro vereador licenciado, EURICO DOS SANTOS que já ocupou até recentemente o cargo de Secretário de Agricultura. O prefeito em exercício Claudemir Matias Francisco atribui a responsabilidade a Samir que no entendimento dele foi omisso quando diz que não sabia de nada.

[jwplayer mediaid="91451"]

 

Segundo Matias as pessoas atingidas pelas catástrofes foram as mais prejudicadas.

[jwplayer mediaid="91453"]

 

Claudemir afirma que o prefeito afastado foi comunicado várias vezes sobre irregularidades que estavam sendo praticas e não tomou providências.

[jwplayer mediaid="91441"]

 

O prefeito em exercício suspeita de outras irregularidades no pagamento à fornecedores.

[jwplayer mediaid="91447"]

 

Uma das providências que serão tomadas é leiloar o carro oficial do prefeito, uma Captiva que custou R$ 120 mil.

[jwplayer mediaid="91445"]

 

Os decretos de situação de emergência era o caminho utilizado para conseguir e desviar dinheiro público em Barra Velha.

[jwplayer mediaid="91439"]

 

Uma das Secretarias que será extinta será a de Turismo. O prefeito em exercício disse que vai concentrar as atenções na Fundação de Turismo.

[jwplayer mediaid="91449"]

 

A partir da próxima segunda-feira a prefeitura de Barra Velha que até então atendia somente na parte da tarde voltará a atender também no período da manhã.

O prefeito afastado Samir Mattar não foi encontrado pela nossa reportagem nessa manhã para comentar sobre o assunto. Ontem ele disse à repórter do Jornal Correio do Litoral, Pamyle Brugnhago que não tem nada a esconder e que em breve retornará ao comando da prefeitura.

O presidente em exercício da câmara de vereadores, Nivaldo José Ramos (DEM), diz o que pensa sobre o caso e como devem ser os trabalhos da Câmara de Vereadores de agora em diante.

[jwplayer mediaid="91443"]

 

O responsável pela delegacia da polícia federal de Joinville, Christian Robert Wuster disse em 30 dias será apresentado um relatório com o resultado da perícia do material que foi apreendido. Ele disse também que um pequena quantidade de rubis foi encontrada na casa do prefeito afastado Samir Mattar.