Comemoração

Mais de dez mil na comemoração dos 135 anos de Jaraguá do Sul

27 JUL 2011 • POR • 11h37

Um grande público compareceu na manhã desta segunda - feira na Avenida Getúlio Vargas para acompanhar a programação dos 135 anos de Jaraguá do Sul. As comemorações tiveram início com a celebração dos 120 anos da imigração húngara no município, com três homenagens: a primeira geração de descendência húngara nascida no Brasil, envolvendo 16 filhos de imigrantes residentes em Jaraguá; a nove famílias de descendentes das primeiras que desembarcaram no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1891 - vindas no navio Hannover e chegaram em Jaraguá na segunda quinzena de julho do mesmo ano; e aos ex-presidentes da Associação Húngara de Jaraguá do Sul. A prefeitura Cecília Konell abriu as solenidades destacando a importância desses colonizadores.

{Player#8}

A supervisora do arquivo histórico de Jaraguá do Sul, Silvia Regina Kita informa que todos os homenageados receberam uma menção honrosa e um brasão alusivos aos 120 anos da imigração húngara.

{Player#6}

Ao final do desfile, algumas pessoas entrevistadass pelo repórter Sérgio Luiz comentaram sobre suas expectativas sobre Jaraguá.

{Player#5}

Durante a programação da Jaragua AM, muitos ouvintes se manifestaram sobre o aniversário e o que pensam de Jaraguá do Sul. A maioria destacou que a cidade é boa para morar, mas ainda precisa de mais segurança, melhoria no setor de saúde e algo mais na educação. Sobre esse assunto, o secretário Silvio Celeste conversou com o repórter Sérgio Luiz.

{Player#7}

Sobre a segurança, o repórter Dias Gomes conversou com o delegado regional Uriel Robeiro que revelou quais serão as próximas metas para o município

{Player#4}

Jaime Negherbon, presidente da Câmara de Vereadores, avalia ainda os 135 anos de Jaraguá do Sul e os principais desafios dos seus gestores públicos e da população local.

{Player#3}

Representante da associação que congrega cerca de 20 sociedades e clubes de tiro da região, Celso Hille também avaliou o atual momento de Jaraguá do Sul e disse que ainda há muitas coisas a serem melhoraradas no município. Um deles, é o atendimento médico.

{Player#2}

O presidente da CDL, Wanderlei Passold ressalta o comércio tem uma participação positiva no crescimento do municipio e que Jaraguá do Sul é um exemplo a ser seguido em várias ações

{Player#1}

Entre as entidades representadas neste evento estiveram instituições de ensino, culturais e esportivas, clubes de serviços e secretarias municipais.