Geral

Hospital Regional de Joinville está sem água quente desde novembro

11 JAN 2012 • POR • 14h53

Os pacientes internados no Hospital Regional há mais de um mês não têm água quente nos chuveiros todos os dias. O problema, segundo o hospital, surgiu depois de uma reforma na sistema hidráulico.

Para resolver provisoriamente a situação, oito chuveiros elétricos foram instalados em cada setor para dar conta de atender a 147 internos. Antes, os pacientes contavam com 212 chuveiros.

No centro cirúrgico, por exemplo, estavam na terça-feira 25 pacientes. Desses, 20 dividiam a mesma unidade para banho. Os que não podiam se movimentar, tomavam o chamado banho de leito.

Pacientes e funcionários estão com medo de infecção. No setor de infectologia, onde estão internadas as pessoas com doenças transmissíveis, os pacientes tomam banho na cama.

Segundo o hospital, em 2010 uma empresa fez a reforma da rede de esgoto e, em novembro, começaram as obras no sistema hidráulico. O contrato previa a substituição da tubulação metálica, instalada há 25 anos, pela de PVC. O que não aconteceu. A empresa teria trocado apenas nas áreas com corrosões. Logo depois das obras, o sistema já começou a dar problemas porque, nas emendas, a parte de PVC derreteu.

Ainda na quarta-feira, diretor do Regional, Renato Castro, se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Regional, Bráulio Cesar da Rocha Barbosa, para pedir que o Estado exija o cumprimento do contrato pela empresa. Por enquanto, o hospital prefere não divulgar o nome da empreiteira.

 

A NOTÍCIA