Serviço

Ministério do Trabalho suspende atendimento em Jaraguá do Sul e Guaramirim

26 JAN 2012 • POR • 19h11

O Ministério do Trabalho e Emprego decidiu suspender o atendimento das agências do Sine que, desde outubro do ano passado, enfrentam problemas no atendimento aos trabalhadores que pretendem encaminhar os pedidos de seguro desemprego. O motivo da suspensão decorre da implantação do novo sistema on-line de cadastro para o benefício. O responsável pela agência do Sine, Erol Kretzer, conversou com a nossa reportagem e explicou que providências foram tomadas e o que devem fazer os trabalhadores que precisam encaminhar os pedidos.

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Kretzer diz que o sistema Dataprev vem travando desde o ano passado. Ele pede paciência aos trabalhadores e informa como será o atendimento a partir de fevereiro.

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Segundo o responsável pelo Sine, a agência não ficará fechada durante este período. Em Santa Catarina existe 106 postos do Sine e 50 deles estão com o mesmo problema de Jaraguá do Sul. Outro motivo de congestionamento foram as 850 solicitações de seguro-desemprego após o fechamento da empresa Seara. A agência de Guaramirim também estará fechada até o começo de fevereiro, pois enfrenta a mesma situação.

Demitidos da Seara Alimentos ficaram indignados com as precárias condições de atendimento na agência do Sine. Nesta manhã, a repórter Patrícia Moraes foi ao local e conversou com alguns trabalhadores que precisam encaminhar os pedidos de seguro desemprego e não conseguiram, por causa do cadastro on-line nacional, que não está funcionando.

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Na manhã de hoje, 26, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Alves esteve novamente no Sine e conversou com o responsável pela agência, informando-o sobre a busca por soluções para o atendimento. O vereador Francisco acredita que com a implantação de mais dois computadores, impressora e ar condicionado, a situação se regularize no prazo de 40 dias.

Com relação ao problema do Ministério do Trabalho em Jaraguá do Sul, Francisco se reúne em Florianópolis, no próximo dia 31, com o superintendente do Ministério do Trabalho em Santa Catarina, Rodrigo Minotto, com o intuito de relatar o problema de falta de funcionários. Atualmente possui apenas uma funcionária, o que também ocasiona filas. Segundo algumas pessoas, é preciso chegar de madrugada (por volta das 3h) para conseguir senha. Por dia, são distribuídas apenas 30 senhas, causando lentidão no atendimento.