Educação

Caixa e prefeitura assinam compra de 5 mil netbooks

28 JAN 2012 • POR • 12h48

Caixa Econômica Federal e Prefeitura de Jaraguá do Sul (SC), assinam na segunda-feira (30), às 15 horas, contrato de financiamento no valor de R$ 2,1 milhões para a aquisição de 5.642 netbooks, destinados à alunos da rede municipal de ensino através do Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA) do Ministério da Educação. Participam do ato, a prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell, o Superintendente Regional da Caixa em exercício, Warley Marcos Weller, bem como demais representantes das duas entidades.

O programa é financiado pela Agência Especial de Financiamento Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e operacionalizado pela Caixa. Os equipamentos serão produzidos pelo grupo Positivo Informática com prazo de entrega dos equipamentos estimado em 60 dias. No estado de Santa Catarina, o município de Jaraguá do Sul é o primeiro beneficiado pelo PROUCA. Os equipamentos poderão ser utilizados nas escolas em locais como sala de aula, laboratórios, entre outras dependências, por estudantes e professores.

O PROUCA foi instituído pela Lei nº 12.249, de 14/06/2010 e é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), que tem por objetivo promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.

Em 2011, o programa já havia repassado 450 netbooks a estudantes do 1º ao 9º ano da Escola Waldemar Schmitz, localizada na Ilha da Figueira em Jaraguá do Sul. Os equipamentos foram viabilizados através de parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA).