Geral

Bombeiros fazem busca manual por vítimas de desabamento no Rio

30 JAN 2012 • POR • 16h05

O Corpo de Bombeiros realiza nesta segunda-feira buscas manuais pelas vítimas do desabamento de três prédios ocorrido na semana passada, na região central do Rio. Até o momento, 17 corpos foram localizados nos escombros e cinco pessoas permanecem desaparecidas.

Os trabalhos estão agora concentrados em uma área de ventilação localizada entre o prédio Liberdade, o maior dos três que desabaram, e um prédio vizinho --chamado Capital--, na esquina da rua 13 de Maio e a Almirante Barroso, que permanece interditado.

Ontem, o secretário estadual de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, afirmou que os corpos ainda não encontrados podem ter sido carbonizados por pequenos focos de incêndio, o que compromete a localização e identificação.

As buscas manuais são necessárias também devido ao risco de queda do prédio vizinho. "Toda a estrutura da lateral do edifício Capital está abalada devido a estrutura do prédio Liberdade que ficou grudada. A área está condenada. Temos que fazer um trabalho minucioso para não ter outra tragédia", afirmou o 1º sargento dos bombeiros, José Aníbal de Souza Santos.

Além do edifício Capital, também permanece interditado o prédio anexo do Theatro Municipal do Rio, que também foi abalado pelo desabamento. A avenida Almirantes Barroso, que estava bloqueada desde a queda dos edifícios foi liberada para o tráfego hoje. Já a 13 de Maio foi liberada para pedestres, mas ainda não tem movimento de veículos.

LIMPEZA

Continua nesta segunda-feira o trabalho de limpeza nos prédios e comércios vizinhos ao local do desabamento. Alguns estabelecimentos já voltaram a funcionar, mas outros fazem a limpeza com as portas fechadas.

Já a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos afirmou que a operação de recuperação do entorno vai incluir a pavimentação das calçadas em pedras portuguesas, reposição de fradinhos, tampões de bueiros e desobstrução do sistema de drenagem.

Além disso, será feita manutenção dos pontos de iluminação pública, retirada da lama, lavagem das pistas, calçadas, fachadas e placas de sinalização.

FOLHA.COM