Clima

Previsão indica que fevereiro deve ter chuva acima da média no Planalto Norte

1 FEV 2012 • POR • 13h34

A previsão para o trimestre entre fevereiro e abril de 2012 é de chuva entre a média e abaixo da média climatológica no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. Vale ressaltar que estas regiões têm apresentado problema severo de estiagem nos últimos meses, e as chuvas esperadas para o trimestre não serão suficientes para reverter a situação. Nas demais regiões, a chuva fica entre a média a acima da média no trimestre.

No mês de fevereiro, no Extremo Oeste e Oeste, os acumulados de chuva ficarão abaixo dos valores esperados (a média histórica é de 185 a 205 mm). Nessas regiões chuvas deverão ser mal distribuídas. No Meio Oeste os volumes de chuva ficarão próximo da média climatológica (em torno de 160mm).

Nas demais regiões a chuva deverá ficar acima da média climatológica em fevereiro (entre 180mm e 200mm no Planalto e no Litoral). A precipitação deve ocorrer com mais frequência, associada a sistemas de baixa pressão e passagens de frentes frias que intensificam a instabilidade.

Em março e abril no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste, os acumulados de chuva começam a se aproximar dos valores esperados (de 120mm a 150mm em março e de 150mm a 200mm em abril), ficando entre a média e abaixo. Nesses meses a chuva seguirá o padrão esperado no Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Norte, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, ficando dentro da média histórica (de 120mm a 160mm em março e de 90mm a 100mm em abril). O fenômeno La Niña ainda atua nesse trimestre, com intensidade fraca a moderada. A Temperatura da Superfície do Mar (TSM) ao longo do Pacífico Equatorial (em destaque na figura 1) está com valores negativos, entre -0.5ºC a -1ºC. A partir de março há indicativos de enfraquecimento do fenômeno e tendência à neutralidade da TSM em junho.