Saúde

Consultório odontológico está à disposição da comunidade do bairro Jaraguá Esquerdo

3 FEV 2012 • POR • 14h19

Até agosto do ano passado o gabinete odontológico do bairro Jaraguá Esquerdo funcionava dentro da Escola Cristina Marcatto e era limitado a atender os alunos da escola, pouco mais de 640 crianças. A partir de agosto, passou a funcionar em um prédio alugado na Rua João Januário Ayroso, em frente à rua de acesso à escola, onde há uma lombada eletrônica. A partir de então, não só os alunos, mas toda a comunidade - cerca de 5,3 mil pessoas - passou a ter acesso ao atendimento de odontologia gratuito no próprio bairro.

A coordenadora do Programa de Saúde Bucal Miriam de Almeida Zapella, da Secretaria da Saúde, explica que essa descentralização é uma mudança de modelo prevista pelo Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, toda a população, independentemente de faixa etária, deve ter acesso ao tratamento gratuito de saúde, incluindo o odontológico.

[jwplayer mediaid="81857"]

O cirurgião-dentista Marcelo João Justo, que foi chamado do concurso de 2007 e desde dezembro está no novo consultório odontológico, diz que antes os pacientes precisavam se deslocar até o posto de saúde do bairro São Luís (Caic) e explica quais os procedimentos que são feitos no consultório.

[jwplayer mediaid="81859"]