Femusc

Termina o 7º Festival de Música de Santa Catarina

6 FEV 2012 • POR • 13h19

Terminou sábado o 7º Festival de Música de Santa Catarina. Pelo sétimo ano consecutivo, Jaraguá do Sul se transformou no maior palco de música erudita do Brasil, recebendo professores, regentes de renome internacional, músicos de orquestras do Brasil e do exterior e estudantes de música clássica de várias regiões do planeta, somando mais de 600 participantes de 28 países representados no evento que já é considerado o mais importante festival-escola do País.

A programação de concertos teve mais de 200 apresentações formais em 18 séries de música, incluindo os concertos na SCAR (Famílias, Sábados à Tarde, Momento Springmann, Grandes Concertos, Musicalmente Falando e Piano Masters), Shopping, Museu WEG (Violão Plus), Igrejas, Zanotti, Angeloni, SESC Joinville, Teatro Juarez Machado-Joinville, Blumenau, Pomerode, Corupá e Timbó, além da série Concertos Sociais, em hospitais, presídio, lar para idosos etc., além da colônia de férias musical Femusckinho.

O Femusc é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, com o patrocínio de várias empresas e apoio do Ministério do Turismo e Consulado dos Estados Unidos no Brasil.

O Festival teve como atrações especiais o maestro João Carlos Martins, o violinista alemão Leon Spierer, o violonista costarriquenho Mário Ulloa, o violinista Daniel Guedes, o pianista Alexandre Dossin, o violinista-maestro cubano Andrés Cárdenes e o maestro-compositor Marlos Nobre, entre outros nomes que todos os anos integram o elenco de regentes e professores.

O programa teve ênfase na música contemporânea, incluindo uma estréia mundial e diversas obras compostas no século XXI. Das 87 obras listadas na programação, somente 24 tem mais de um século de idade, e oito foram escritas desde o ano 2000. Como é tradição, o FEMUSC 2012 encerrou com a Mega-Orquestra do FEMUSC, com cerca de 200 membros, em uma apresentação com muita diversão, terminando em carnaval, ou melhor, em frevo.

[jwplayer mediaid="81770"]

Ao final de tudo, o maestro e diretor artístico do Femusc, Alex Klein, informou que já começou a organização do 8º Femusc.

[jwplayer mediaid="81772"]