Geral

Ponte desaba após fortes chuvas em Criciúma, SC

6 FEV 2012 • POR • 16h59

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Criciúma, em Santa Catarina, na noite deste domingo (5), provocaram a queda de uma ponte no bairro Santo Antonio, informou a Defesa Civil.

De acordo com a Defesa Civil municipal, a estrutura desabou por volta das 20h30. Não havia ninguém no local. O desabamento foi causado pela força do rio Criciúma, que subiu cerca de 1,5 metro acima do nível normal. Cerca de 15 ruas ficaram alagadas.

"Choveu 40 milímetros em duas horas. A água do rio não estrapolou a calha, mas faltou questão de 40 centímetros", afirma a coordenadora da Defesa Civil municipal, Ângela Mello.

Conforme a Defesa Civil, a ponte estava interditada desde o do 22 de janeiro, quando outra chuva comprometeu sua estrutura. A ventania do temporal também provocou a queda de outdoors.

Outra ponte na cidade, no bairro Paraíso, também está interditada. "As duas pontes são importantes, cortam bairros grandes, por isso, requerem a atuação de imediato nossa."

A Defesa Civil recomenda que ninguém se aproxime do local. A Prefeitura de Criciúma informou que vem trabalhando no desassoreamento do rio e que uma equipe de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana deve dar início aos trabalhos de reconstrução da ponte.

Queda de barreira
Segundo a concessionária que administra a autopista Planalto Sul, que liga km 108, uma queda de barreira na madrugada desta segunda (6) interrompeu a pista na Serra do Espigão, sentido sul, devido à forte chuva. Foram acionados a Polícia Rodoviária Federal, equipes de engenharia e manutenção e viaturas de apoio.

De acordo com a concessionária, a queda de uma pedra, de aproximadamente 5 toneladas, bloqueou a rodovia, que foi liberada às 9h15, em sistema de siga e pare. Ainda há o risco de haver novos deslizamentos, por isso, o motorista deve diminuir a velocidade no local.

GLOBO.COM