Geral

Produção industrial de SC cai 5,1% em 2011

7 FEV 2012 • POR • 21h44

A indústria de Santa Catarina produziu 5,1% menos no ano passado do que em 2010. Foi o segundo pior desempenho industrial do país, atrás apenas da queda de 11,7% do Ceará.

Depois de começar 2011 no azul, com um crescimento no primeiro trimestre na produção de 1,6%, o setor em SC viu o desempenhor seguir em decadência no restante do ano, chegando a uma queda de 8,8% no último trimestre, o pior resultado nos 12 meses de 2011.

Os setores que mais contribuíram para o resultado ruim da indústria catarinense no ano passado foram o têxtil, com queda na produção de 17,8%; o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, com resultado negativo de 17,3%; e o de máquinas e equipamentos, com queda de 9,6%.

De acordo com o IBGE, os indicadores negativos destes setores são explicados pelo recuo na fabricação de roupas de banho de tecidos de algodão, refrigeradores para uso doméstico, compressores usados em aparelhos de refrigeração e motores elétricos.

Os setores que aumentaram a produção em 2011 foram o de vestuário e acessórios, com crescimento de 6,8%, e de celulose e papel, com aumento de 2,4%. Os principais avanços nestes segmentos ocorreram pelo avanço na fabricação de camisetas de malha de algodão, calças compridas masculinas, papel em rolos e papel-cartão.

Enquanto Santa Catarina registrou queda na produção industrial, o setor no Paraná cresceu 7% e, no Rio Grande do Sul, 2%. São Paulo, grande pólo industrial do país, teve um aumento na produção industrial de 0,2%.

DIÁRIO CATARINENSE