Agricultura

Prefeitura implanta monitoramento de pragas em bananais

9 FEV 2012 • POR • 17h07

A Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura está implantando um sistema de monitoramento de pragas em bananais do município jaraguaense, em parceria com a Associação dos Bananicultores de Jaraguá do Sul (Abajas) e a Epagri. O trabalho é realizado por uma equipe de seis integrantes - quatro da prefeitura jaraguaense e um de cada instituição parceira - desde novembro do ano passado, depois de passar por uma capacitação na estação da Epagri, em Luis Alves, um dos municípios que já utiliza este sistema há alguns anos e com bons resultados, segundo o agrônomo da prefeitura jaraguaense, Roberto Nagel. Integrante da equipe técnica de monitores, Nagel informa que a ideia é proporcionar aos bananicultores do município a aplicação de tecnologias que tragam retorno para eles tanto na produção de bananas com mais qualidade como no uso racional de agrotóxico.

{Player#1}

A iniciativa está sendo desenvolvida experimentalmente e tem como projeto piloto a propriedade do produtor Pedro Bockor, que cultiva 15 mil pés de bananas em uma área de oito hectares localizada no Ribeirão das Pedras. Ele considera o trabalho muito importante e acredita que vai economizar e aumentar a produtividade do seu bananal.

{Player#2}

O agrônomo Roberto Nagel diz que o próximo passo é levar o monitoramento a outros bananais de Jaraguá do Sul. Num estágio mais adiantado do projeto, a previsão é que sejam implantadas estações meteorológicas para fornecer informações que serão cruzadas com esses dados da avaliação biológica da praga.

 (ROGÉRIO TALLINI)