Geral

Deputado defende avicultores que perderam contratos com a Seara

24 FEV 2012 • POR • 11h56

Os prejuízos causados aos agricultores em decorrência da decisão do grupo Marfrig, que fechou a unidade da Seara Alimentos em Jaraguá do Sul, em dezembro do ano passado, foram objeto de pronunciamento do deputado Dirceu Dresch (PT) na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (22). O parlamentar defende que a empresa cumpra os contratos com cerca de 200 produtores de aves da região, assunto que será tratado na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural do Legislativo.

[jwplayer mediaid="80532"]

Pelos contratos firmados, a empresa pagaria aos agricultores o alojamento de seis lotes de aves durante o ano. No entanto, com o fechamento da unidade de Jaraguá do Sul a Marfrig quer limitar o pagamento a quatro lotes.

[jwplayer mediaid="80530"]

Líder do PT, deputado Dirceu Dresch, avalia também a decisão do Tribunal Regional Federal da  4ª Região em  Porto Alegre que anulou o edital de licitação que terceirizou a alimentação escolar em Santa Catarina. Dresch espera que o governo do estado não recorra da decisão e implante um sistema de auto gestão que priorize a compra de alimentos da agricultura familiar e do comércio do local.

A Ação Popular foi proposta pela bancada petista em 2008 e questionana a utilização indevida de recursos do governo federal, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), para custear a terceirização da alimentação escolar pelo governo do Estado.  A licitação tem custo estimado de R$ 120 milhões de reais ao ano.

[jwplayer mediaid="80528"]